O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESSITURAS ENTRE INCLUSÃO, TEORIAS, PRÁTICAS E LUDICIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110248 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1959 "inscrito_id" => 1326 "titulo" => "O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESSITURAS ENTRE INCLUSÃO, TEORIAS, PRÁTICAS E LUDICIDADE" "resumo" => "O presente estudo originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I, II e Educação e Ludicidade, desenvolvida como avaliação parcial das disciplinas, ministrada pela Professora Igora Dacio, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, campus Belém, no período de agosto a dezembro de 2022, disciplina fundamental para o formação do êthos docente. O locus de pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Soares Castro no município de Belém/PA. Objetivou analisar as garantias da educação inclusiva na escola do município de Belém - PA, por meio do estágio supervisionado (disciplina obrigatória) na referida escola de educação infantil e como contribuir com possibilidades lúdicas inclusivas. O percurso de análise se baseia na seguinte questão norteadora: Como as aproximações entre teoria e prática tendo a ludicidade como ferramenta pedagógica pode auxiliar à educação inclusiva? Para obtermos a resposta para tal o estudo se apoiou inicialmente na observação de campo, pesquisa bibliográfica e documental, em seguida utilizamos o formulário como instrumento de pesquisa. O estudo foi consubstanciado nos postulados teóricos de Freire, Vygotsky, entre outros. Além disso, a LDB e BNCC. Por fim, para meios de intervenção pedagógica foram planejados e confeccionados brinquedos pedagógicos para a sala de recursos da escola campo. Constatamos, que ainda há muito a ser feito para a promoção da educação inclusiva, principalmente na Educação Infantil e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1326_TB1959_19072024154738.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BILLY DE ALMEIDA ANDRADE FILHO" "autor_nome_curto" => "Billy De Almeid" "autor_email" => "billymartins2010@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110248 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1959 "inscrito_id" => 1326 "titulo" => "O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESSITURAS ENTRE INCLUSÃO, TEORIAS, PRÁTICAS E LUDICIDADE" "resumo" => "O presente estudo originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I, II e Educação e Ludicidade, desenvolvida como avaliação parcial das disciplinas, ministrada pela Professora Igora Dacio, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, campus Belém, no período de agosto a dezembro de 2022, disciplina fundamental para o formação do êthos docente. O locus de pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Soares Castro no município de Belém/PA. Objetivou analisar as garantias da educação inclusiva na escola do município de Belém - PA, por meio do estágio supervisionado (disciplina obrigatória) na referida escola de educação infantil e como contribuir com possibilidades lúdicas inclusivas. O percurso de análise se baseia na seguinte questão norteadora: Como as aproximações entre teoria e prática tendo a ludicidade como ferramenta pedagógica pode auxiliar à educação inclusiva? Para obtermos a resposta para tal o estudo se apoiou inicialmente na observação de campo, pesquisa bibliográfica e documental, em seguida utilizamos o formulário como instrumento de pesquisa. O estudo foi consubstanciado nos postulados teóricos de Freire, Vygotsky, entre outros. Além disso, a LDB e BNCC. Por fim, para meios de intervenção pedagógica foram planejados e confeccionados brinquedos pedagógicos para a sala de recursos da escola campo. Constatamos, que ainda há muito a ser feito para a promoção da educação inclusiva, principalmente na Educação Infantil e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1326_TB1959_19072024154738.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BILLY DE ALMEIDA ANDRADE FILHO" "autor_nome_curto" => "Billy De Almeid" "autor_email" => "billymartins2010@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }