Estamos diante de uma nova evolução tecnológica que deixou de ser ficção e tornou-se uma realidade levantando muitas discussões, inclusive éticas, e ela se chama Inteligência Artificial (IA). Neste trabalho vamos analisar a IA ChatGPT, como ela é vista atualmente e como ela se relaciona com a educação. Para este intuito traçamos como objetivos discutir o uso do ChatGPT na educação como ferramenta didática que amplia as possibilidades de ensino/aprendizagem e dialogar sobre a possibilidade deste, como metodologia emergente, ser um parceiro do professor como um co-autor no seu trabalho, analisando como alguns pesquisadores veem esta ideia. Para alcançar os resultados que objetivamos, este trabalho compõe-se de uma pesquisa exploratória, com caráter essencialmente qualitativo e parte de uma revisão bibliográfica que engloba livros e artigos sobre educação, como também entra no quadro de análise desta discussão algumas das pesquisas que já foram construídas sobre o uso do ChatGPT no processo de ensino/aprendizagem, sendo suas fontes artigos retiradas de bases de dados confiáveis como Scielo e outras bases de dados científicos hospedados na internet. Verificamos que apesar de impactante, a escola deve se apropriar dos conhecimentos emergentes sobre esta nova tecnologia e os benefícios que ela pode promover. Com ética e cuidado é necessário investigar profundamente o que se deve fazer para que esta seja uma fonte de desenvolvimento da humanidade. Este assunto se encontra no início de sua discussão, uma vez que o ChatGPT foi criado a apenas dois anos, tocante a isso o mesmo deve ser amplamente divulgado exigindo, inclusive, que seja enriquecido por aplicações empíricas da ferramenta no contexto educacional para que possamos de fato estudar o seu real alcance.