A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA DICOTOMIA A SER SUPERADA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110461 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 2361 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA DICOTOMIA A SER SUPERADA" "resumo" => "A afetividade é intrínseca ao ser humano desde o seu nascimento, perpassando por todas as etapas da vida humana. Nesse sentido, é relevante enfatizar e considerar os aspectos afetivos em todas as relações que existem no mundo, principalmente quando se relaciona essa temática com as práticas educativas. Nesse viés, o presente artigo tem como objetivo relacionar a afetividade com o processo de ensino e aprendizagem, rompendo com a dicotomia que existe entre esses dois conceitos. Além disso, buscou-se analisar e diferenciar a afetividade de suas derivações e enfatizar a importância que o professor tem como mediador do processo de ensino e aprendizagem e na condução dos afetos. No percurso metodológico foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e para fundamentar esse tema buscamos enfatizar as ideias de Wallon, Vygotsky e Piaget, apresentando as suas percepções, principalmente relacionadas ao ensino e aprendizagem, as quais são o foco da pesquisa, utilizando para isso, plataformas de pesquisa como a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Nesse viés, o papel do professor se apresenta como essencial, tendo em vista que é a partir da interação professor-aluno que se estabelece uma troca positiva ou mesmo negativa, que realça ou retarda a construção e aquisição do conhecimento pelos alunos. Ademais, é importante ressaltar a influência e contribuições quando consideramos a afetividade como primordial a sala de aula, de modo a possibilitar a construção de indivíduos completos e holísticos, dispostos e capazes na resolução de conflitos, não só nos aspectos cognitivos, mas também nas relações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2361_TB2252_27102024090511.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PATRÍCIA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "patriciamedeiros00017@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110461 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 2361 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA DICOTOMIA A SER SUPERADA" "resumo" => "A afetividade é intrínseca ao ser humano desde o seu nascimento, perpassando por todas as etapas da vida humana. Nesse sentido, é relevante enfatizar e considerar os aspectos afetivos em todas as relações que existem no mundo, principalmente quando se relaciona essa temática com as práticas educativas. Nesse viés, o presente artigo tem como objetivo relacionar a afetividade com o processo de ensino e aprendizagem, rompendo com a dicotomia que existe entre esses dois conceitos. Além disso, buscou-se analisar e diferenciar a afetividade de suas derivações e enfatizar a importância que o professor tem como mediador do processo de ensino e aprendizagem e na condução dos afetos. No percurso metodológico foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e para fundamentar esse tema buscamos enfatizar as ideias de Wallon, Vygotsky e Piaget, apresentando as suas percepções, principalmente relacionadas ao ensino e aprendizagem, as quais são o foco da pesquisa, utilizando para isso, plataformas de pesquisa como a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Nesse viés, o papel do professor se apresenta como essencial, tendo em vista que é a partir da interação professor-aluno que se estabelece uma troca positiva ou mesmo negativa, que realça ou retarda a construção e aquisição do conhecimento pelos alunos. Ademais, é importante ressaltar a influência e contribuições quando consideramos a afetividade como primordial a sala de aula, de modo a possibilitar a construção de indivíduos completos e holísticos, dispostos e capazes na resolução de conflitos, não só nos aspectos cognitivos, mas também nas relações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2361_TB2252_27102024090511.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PATRÍCIA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "patriciamedeiros00017@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }