UM OLHAR SOBRE O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114119 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7456 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A escola sempre foi vista como lugar de acolhimento e práticas educativas voltadas para o desenvolvimento da criança, por sua vez obteve grande relevância no sentido de ter se tornado um ambiente rico e cheio de possibilidades no âmbito educacional. Por muito tempo a Educação Infantil preocupou-se em apenas acolher as crianças, oferecendo lhes cuidados essenciais para atender às suas necessidades, porém nos últimos anos essa etapa da educação vem passando por grandes avanços, ganhando leis e mecanismo para assegurar que seus princípios educativos sejam pautados na responsabilidade e compromisso. A organização do trabalho pedagógico nessa primeira etapa de escolarização da criança, deve ser embasada nas contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da BNCC, que definem entre outras questões as competências e os eixos estruturantes. A importância do cuidar e educar na Educação Infantil é imensa, recaindo sobre o professor o papel de planejar e realizar ações significativas, que visem o desenvolvimento integral das crianças. Para esse estudo nos baseamos em teóricos como Barbosa (2010), Hoffmann (2000), Oliveira (2012) e Angotti (2010), entre outros. Além de discutir sobre as questões do cuidar e educar na educação Infantil, esse trabalho propõe refletir sobre os desafios de oferecer vivências, respeitando a individualidade, promovendo um planejamento e ambiente propício a interações, bem como descrever o trabalho pedagógico com crianças pequenas e refletir sobre as ações de cuidar e educar na perspectiva escolar. Para desenvolvimento desse trabalho, optamos pela pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, exploratório. Os resultados aqui obtidos mostraram que o cuidar e o educar são indissociáveis, imprescindíveis e essenciais para o processo de aprendizagem integral e harmonioso das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos consciente e responsáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID696_TB7456_13062024143245.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉLIA BRITO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÉLIA" "autor_email" => "profleliabrito@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114119 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7456 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A escola sempre foi vista como lugar de acolhimento e práticas educativas voltadas para o desenvolvimento da criança, por sua vez obteve grande relevância no sentido de ter se tornado um ambiente rico e cheio de possibilidades no âmbito educacional. Por muito tempo a Educação Infantil preocupou-se em apenas acolher as crianças, oferecendo lhes cuidados essenciais para atender às suas necessidades, porém nos últimos anos essa etapa da educação vem passando por grandes avanços, ganhando leis e mecanismo para assegurar que seus princípios educativos sejam pautados na responsabilidade e compromisso. A organização do trabalho pedagógico nessa primeira etapa de escolarização da criança, deve ser embasada nas contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da BNCC, que definem entre outras questões as competências e os eixos estruturantes. A importância do cuidar e educar na Educação Infantil é imensa, recaindo sobre o professor o papel de planejar e realizar ações significativas, que visem o desenvolvimento integral das crianças. Para esse estudo nos baseamos em teóricos como Barbosa (2010), Hoffmann (2000), Oliveira (2012) e Angotti (2010), entre outros. Além de discutir sobre as questões do cuidar e educar na educação Infantil, esse trabalho propõe refletir sobre os desafios de oferecer vivências, respeitando a individualidade, promovendo um planejamento e ambiente propício a interações, bem como descrever o trabalho pedagógico com crianças pequenas e refletir sobre as ações de cuidar e educar na perspectiva escolar. Para desenvolvimento desse trabalho, optamos pela pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, exploratório. Os resultados aqui obtidos mostraram que o cuidar e o educar são indissociáveis, imprescindíveis e essenciais para o processo de aprendizagem integral e harmonioso das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos consciente e responsáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID696_TB7456_13062024143245.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉLIA BRITO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÉLIA" "autor_email" => "profleliabrito@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }