O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo inserir graduandos(as) no contexto escolar, de modo mais amplo, e em sala de aula, de modo mais particular. Proporciona, para muitos licenciandos, o primeiro contato com a docência, na Educação Básica, na condição de futuros(as) professores(as). Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar, por meio de uma pesquisa realizada com ex-bolsistas do PIBID, do Edital 23/2022 (out/ 2022.2 a mar/2024), a influência do Programa na formação e preparação de futuros(as) professores(as), destacando os pontos cruciais e suas contribuições formativas para os(as) licenciandos(as). A pesquisa, de abordagem qualitativa, e do tipo exploratória, foi realizada por meio de um formulário online com os referidos ex-bolsistas, licenciandos dos cursos de Letras e Ciências Biológicas de uma universidade pública cearense. O formulário, respondido por oito sujeitos, foi criado na plataforma Google Forms, contou com perguntas descritivas e alternativas sobre a articulação dos estudantes no âmbito do Programa, bem como sobre suas percepções acerca do impacto do PIBID em sua formação. A análise dos dados obtidos revela que o PIBID cumpre com seus objetivos e que a base docente e aprendizado é singular entre os(as) discentes. Os(as) estudantes, a partir das vivências em sala de aula, fortaleceram o seu apreço pela docência e ampliaram sua compreensão sobre a profissão, seus desafios, possibilidades, assim como sobre sua função social. Nesse sentido, foi possível analisar o quanto a vivência no referido Programa se torna importante para se pensar sobre a escolha ou não da docência como profissão, pois dos oito um estudante não deseja seguir pela docência, mostrando, de maneira significativa, a complexidade da carreira educacional e proporcionando trocas de conhecimentos entre estudantes e professores(as).