Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS): O QUE DIZEM EX-BOLSISTAS DO PROGRAMA?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112405
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5017
    "inscrito_id" => 12183
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS): O QUE DIZEM EX-BOLSISTAS DO PROGRAMA?"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo inserir graduandos(as) no contexto escolar, de modo mais amplo, e em sala de aula, de modo mais particular. Proporciona, para muitos licenciandos, o primeiro contato com a docência, na Educação Básica, na condição de futuros(as) professores(as). Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar, por meio de uma pesquisa realizada com ex-bolsistas do PIBID, do Edital 23/2022 (out/ 2022.2 a mar/2024), a influência do Programa na formação e preparação de futuros(as) professores(as), destacando os pontos cruciais e suas contribuições formativas para os(as) licenciandos(as). A pesquisa, de abordagem qualitativa, e do tipo exploratória, foi realizada por meio de um formulário online com os referidos ex-bolsistas, licenciandos dos cursos de Letras e Ciências Biológicas de uma universidade pública cearense. O formulário, respondido por oito sujeitos, foi criado na plataforma Google Forms, contou com perguntas descritivas e alternativas sobre a articulação dos estudantes no âmbito do Programa, bem como sobre suas percepções acerca do impacto do PIBID em sua formação. A análise dos dados obtidos revela que o PIBID cumpre com seus objetivos e que a base docente e aprendizado é singular entre os(as) discentes. Os(as) estudantes, a partir das vivências em sala de aula, fortaleceram o seu apreço pela docência e ampliaram sua compreensão sobre a profissão, seus desafios, possibilidades, assim como sobre sua função social. Nesse sentido, foi possível analisar o quanto a vivência no referido Programa se torna importante para se pensar sobre a escolha ou não da docência como profissão, pois dos oito um estudante não deseja seguir pela docência, mostrando, de maneira significativa, a complexidade da carreira educacional e proporcionando trocas de conhecimentos entre estudantes e professores(as)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12183_TB5017_27102024153016.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLIA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Jullia"
    "autor_email" => "julliaoliveira024@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112405
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5017
    "inscrito_id" => 12183
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS): O QUE DIZEM EX-BOLSISTAS DO PROGRAMA?"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo inserir graduandos(as) no contexto escolar, de modo mais amplo, e em sala de aula, de modo mais particular. Proporciona, para muitos licenciandos, o primeiro contato com a docência, na Educação Básica, na condição de futuros(as) professores(as). Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar, por meio de uma pesquisa realizada com ex-bolsistas do PIBID, do Edital 23/2022 (out/ 2022.2 a mar/2024), a influência do Programa na formação e preparação de futuros(as) professores(as), destacando os pontos cruciais e suas contribuições formativas para os(as) licenciandos(as). A pesquisa, de abordagem qualitativa, e do tipo exploratória, foi realizada por meio de um formulário online com os referidos ex-bolsistas, licenciandos dos cursos de Letras e Ciências Biológicas de uma universidade pública cearense. O formulário, respondido por oito sujeitos, foi criado na plataforma Google Forms, contou com perguntas descritivas e alternativas sobre a articulação dos estudantes no âmbito do Programa, bem como sobre suas percepções acerca do impacto do PIBID em sua formação. A análise dos dados obtidos revela que o PIBID cumpre com seus objetivos e que a base docente e aprendizado é singular entre os(as) discentes. Os(as) estudantes, a partir das vivências em sala de aula, fortaleceram o seu apreço pela docência e ampliaram sua compreensão sobre a profissão, seus desafios, possibilidades, assim como sobre sua função social. Nesse sentido, foi possível analisar o quanto a vivência no referido Programa se torna importante para se pensar sobre a escolha ou não da docência como profissão, pois dos oito um estudante não deseja seguir pela docência, mostrando, de maneira significativa, a complexidade da carreira educacional e proporcionando trocas de conhecimentos entre estudantes e professores(as)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12183_TB5017_27102024153016.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLIA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Jullia"
    "autor_email" => "julliaoliveira024@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo inserir graduandos(as) no contexto escolar, de modo mais amplo, e em sala de aula, de modo mais particular. Proporciona, para muitos licenciandos, o primeiro contato com a docência, na Educação Básica, na condição de futuros(as) professores(as). Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar, por meio de uma pesquisa realizada com ex-bolsistas do PIBID, do Edital 23/2022 (out/ 2022.2 a mar/2024), a influência do Programa na formação e preparação de futuros(as) professores(as), destacando os pontos cruciais e suas contribuições formativas para os(as) licenciandos(as). A pesquisa, de abordagem qualitativa, e do tipo exploratória, foi realizada por meio de um formulário online com os referidos ex-bolsistas, licenciandos dos cursos de Letras e Ciências Biológicas de uma universidade pública cearense. O formulário, respondido por oito sujeitos, foi criado na plataforma Google Forms, contou com perguntas descritivas e alternativas sobre a articulação dos estudantes no âmbito do Programa, bem como sobre suas percepções acerca do impacto do PIBID em sua formação. A análise dos dados obtidos revela que o PIBID cumpre com seus objetivos e que a base docente e aprendizado é singular entre os(as) discentes. Os(as) estudantes, a partir das vivências em sala de aula, fortaleceram o seu apreço pela docência e ampliaram sua compreensão sobre a profissão, seus desafios, possibilidades, assim como sobre sua função social. Nesse sentido, foi possível analisar o quanto a vivência no referido Programa se torna importante para se pensar sobre a escolha ou não da docência como profissão, pois dos oito um estudante não deseja seguir pela docência, mostrando, de maneira significativa, a complexidade da carreira educacional e proporcionando trocas de conhecimentos entre estudantes e professores(as).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.