Este trabalho consiste na reflexão e efetiva criação de um roteiro de visões, competências, práticas e cenários recomendáveis para a formação e a atuação de profissionais da área de educação física em organizações educacionais não formais. A proposta do trabalho é refletir sobre o universo social, cultural, instrumental e técnico presente nos cenários de atuação destes profissionais, a partir de duas obras específicas, a primeira, o consagrado livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma obra atemporal e sensível. A segunda obra de referência será o livro Pedagogia, do professor José Carlos Libâneo, outro importante marco das reflexões sobre a prática em sala de aula. A proposta da discussão prevista para o trabalho é humanizar o profissional, formalizar a intencionalidade pedagógica do trabalho não escolar, focalizar a relação com os educandos como parte do processo formativo e, por fim, chamar a atenção para o rico espaço de educação presente em organizações que atuam principalmente em periferias brasileiras, muitas vezes estigmatizadas e pouco visíveis no cenário de construção de uma proposta de educação em tempo e com metodologia integral. Não se utilizar materiais específicos de Educação Física é proposital e se apoia na ideia de que o professor é antes de tudo um indivíduo plural, complexo e que se integra às realidades educacionais onde atua, sendo assim, jogar luz nas percepções didáticas, sociais, culturais e éticas da profissão no espaço não escolar passa a ser uma demanda que transcende a área de formação e enriquece o cabedal teórico e prático a ser proposto aos educandos. A pesquisa será feita por meio de revisão bibliográfica das obras citadas e, da análise de realidades cotidianas de profissionais da área. O resultado principal é a construção de um referencial de educação cidadã para a educação física em contextos de vulnerabilidade social