Este trabalho aborda as contribuições da teoria de Paulo Freire para a alternância realizada no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC). O objetivo foi identificar na teoria de Paulo Freire contribuições para o alcance da alternância real na LEDOC. Trata-se de pesquisa bibliográfica, tendo como principais fontes de dados obras de Paulo Freire e escritos sobre Pedagogia da Alternância e Educação do Campo. A Pedagogia da Alternância nasce da necessidade de uma educação específica para a população campesina, que rompesse com o modelo urbano. A alternância que fundamenta o currículo da Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, em Picos-PI, é dividida em tempo universidade e tempo comunidade. No primeiro, são realizadas atividades na universidade para, em seguida, serem desenvolvidos projetos nas comunidades de origem dos estudantes. Os dois tempos formativos devem ser pensados de maneira integrada, a fim de desenvolver o diálogo entre os saberes produzidos nos diferentes espaços educativos dos estudantes (universidade e comunidade) e problematizar a realidade ou contexto de vida dos sujeitos, com a intenção de transformá-los por meio da práxis. Paulo Freire, um dos principais referenciais teóricos da Educação do Campo, contribui sobremaneira para a compreensão da formação humana em sua complexidade, ao desenvolver toda uma teoria sobre o diálogo entre os saberes, a práxis, a necessidade de educação contextualizada e a problematização da realidade. Conclui-se que as formulações de Freire contribuem para o alcance da alternância real na LEDOC, ao elucidar e fundamentar aspectos básicos das relações que se podem estabelecer entre os espaços e tempos de formação dos sujeitos, por meio do diálogo, da práxis, da contextualização e da problematização.