Na Educação Infantil, a literatura infantil tem um papel primordial, pois colabora com o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, do encantamento e possibilita o fortalecimento da linguagem oral e da escrita em diferentes contextos. Através do contato com os livros, a criança se desenvolve nos diversos aspectos: cognitivo, social, afetivo e cultural, e a escola enquanto espaço educativo formal possibilita a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes. No início do ano letivo, as professoras identificaram a falta de interesse das crianças durante a atividade de contação de histórias e recontos. As crianças não conseguiam se expressar, apresentavam dificuldades em desenvolver a linguagem oral. Ao estudar e (re)planejar as estratégias de ações junto com a gestão escolar entendemos que a literatura deveria ser apresentada para as crianças de forma prazerosa, ao qual todos pudessem se envolver, imaginar, contar e se encantar. Neste sentido, o referido trabalho tem como objetivo relatar a experiência do projeto Leitura Encantada na Minha Casa, vivenciado pelas crianças do Infantil V matriculadas no CEI Professora Maria Menezes Cristino, na cidade de Sobral, Ceará. As ações principais do projeto foram mobilização das famílias para contar histórias infantis para as crianças nos finais de semana e socialização das histórias lidas pelas crianças no espaço escolar para as outras crianças no momento de roda de conversa. Como resultados, verificamos o gosto das crianças pela leitura, desenvolvimento da linguagem oral das crianças, acompanhamento das famílias quanto ao desenvolvimento escolar das crianças, parceria e participação da comunidade escolar nas ações pedagógicas do Centro de Educação Infantil e por fim, bons resultados acadêmicos das turmas nas habilidades de leitura e escrita de palavras e criação de histórias de acordo com a Avaliação Externa do município de Sobral CE.