TRILHAS INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS RUAS DA CIDADE VELHA EM BELÉM-PA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113734 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6942 "inscrito_id" => 17448 "titulo" => "TRILHAS INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS RUAS DA CIDADE VELHA EM BELÉM-PA" "resumo" => "O “Trilhas e Ruas da Cidade Velha” é um projeto de extensão que tem como meta promover o protagonismo juvenil amazônico através da educação patrimonial para jovens do Bairro da Cidade Velha Belém PA, oferecendo um capacitação em condutor de atrativo cultural inclusivo e bilingue, empoderando a comunidade local e dando-lhes a oportunidade de serem protagonista na divulgação e preservação da sua própria região, com foco na COP-30. A partir das experiências vivenciadas nas oficinas em sala de aula e nas “trilhas” pelo patrimônio histórico, viu se a necessidade de investigar nossas praticas educativas. Com isso, criamos o projeto de pesquisa, Trilhas Investigativas em educação patrimonial nas Ruas da Cidade Velha em Belém, objetivos: investigar os práticas de ensino em educação patrimonial e a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural do bairro da Cidade Velha, numa perspectiva de inclusão social, no contexto amazônico; Pesquisar os impactos da promoção sustentável do patrimônio histórico e aspectos culturais do referido bairro; Descrever o perfil dos participantes do projeto Trilhas da Ruas da Cidade Velha; METODOLOGIA: estudo de caso, com abordagem qualitativa, dos sujeitos participantes, alunos, professores e equipe de acadêmicos integrados ao projeto de extensão da UEPa, como também a revisão bibliográfica, que permite uma analise abrangente e sistemática do estudos sobre educação patrimonial. Resultados parciais: percebemos o interesse e participação dos integrantes do projeto, envolvendo jovens em situações desfavorecidas e oferecendo oportunidade de crescimento pessoal e profissional, melhorando suas habilidades de comunicação, liderança e empreendedorismo. Considerações, o projeto de formação em educação patrimonial e abrangente, que não apenas impulsiona o turismo e a economia local, mas também fortalece a comunidade, preservando o patrimônio histórico-cultural e enriquecendo as experiências dos visitantes, promovendo desenvolvimento sustentável na região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17448_TB6942_27102024235732.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA TELMA MONTEIRO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anatelmasousa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113734 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6942 "inscrito_id" => 17448 "titulo" => "TRILHAS INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS RUAS DA CIDADE VELHA EM BELÉM-PA" "resumo" => "O “Trilhas e Ruas da Cidade Velha” é um projeto de extensão que tem como meta promover o protagonismo juvenil amazônico através da educação patrimonial para jovens do Bairro da Cidade Velha Belém PA, oferecendo um capacitação em condutor de atrativo cultural inclusivo e bilingue, empoderando a comunidade local e dando-lhes a oportunidade de serem protagonista na divulgação e preservação da sua própria região, com foco na COP-30. A partir das experiências vivenciadas nas oficinas em sala de aula e nas “trilhas” pelo patrimônio histórico, viu se a necessidade de investigar nossas praticas educativas. Com isso, criamos o projeto de pesquisa, Trilhas Investigativas em educação patrimonial nas Ruas da Cidade Velha em Belém, objetivos: investigar os práticas de ensino em educação patrimonial e a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural do bairro da Cidade Velha, numa perspectiva de inclusão social, no contexto amazônico; Pesquisar os impactos da promoção sustentável do patrimônio histórico e aspectos culturais do referido bairro; Descrever o perfil dos participantes do projeto Trilhas da Ruas da Cidade Velha; METODOLOGIA: estudo de caso, com abordagem qualitativa, dos sujeitos participantes, alunos, professores e equipe de acadêmicos integrados ao projeto de extensão da UEPa, como também a revisão bibliográfica, que permite uma analise abrangente e sistemática do estudos sobre educação patrimonial. Resultados parciais: percebemos o interesse e participação dos integrantes do projeto, envolvendo jovens em situações desfavorecidas e oferecendo oportunidade de crescimento pessoal e profissional, melhorando suas habilidades de comunicação, liderança e empreendedorismo. Considerações, o projeto de formação em educação patrimonial e abrangente, que não apenas impulsiona o turismo e a economia local, mas também fortalece a comunidade, preservando o patrimônio histórico-cultural e enriquecendo as experiências dos visitantes, promovendo desenvolvimento sustentável na região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17448_TB6942_27102024235732.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA TELMA MONTEIRO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anatelmasousa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }