Família e escola devem ser parceiras e intercâmbio de apoio na melhoria do rendimento escolar, facilitando o conhecimento e obtendo êxito para a expansão do saber do aluno. Assim, a pesquisa trata da importância da parceria família e escola e das suas contribuições para o desenvolvimento da criança. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como a participação da família é de fundamental importância para a efetivação do processo ensino aprendizagem dos alunos. Tendo como objetivos específicos: identificar os benefícios da integração família e escola na vida escolar do aluno da Educação Infantil e corroborar com estratégias de aperfeiçoamento da relação família e escola do aluno da Educação Infantil. O presente artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de cunho descritiva, de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa de campo que utilizou um questionário aplicado com dois professores e dois pais dos alunos. Os resultados obtidos apontaram que a família necessita sensibilizar da importância da participação na educação das crianças na instituição da Educação Infantil, assim como a escola precisa rever as práticas de ensino. É importante também que a escola dialogue sobre as estratégias que reforcem a aproximação da família para o ambiente escolar.