EXPLORANDO A QUÍMICA COM MATERIAIS SIMPLES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E ACESSÍVEL NO ENSINO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114801 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8469 "inscrito_id" => 19738 "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA COM MATERIAIS SIMPLES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E ACESSÍVEL NO ENSINO" "resumo" => "O estudo avalia como o uso de aulas práticas dentro da sala de aula desempenha um papel crucial no processo educativo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais eficaz e aplicada dos conceitos. Considerando que muitas dessas atividades podem ser realizadas com materiais simples e acessíveis, como vinagre, bicarbonato de sódio, pastilhas de vitamina C, álcool, gasolina, água, açúcar e sal, sem a necessidade de um laboratório específico. Esses experimentos ilustram conceitos fundamentais da química, como neutralização e solubilidade, sem depender de equipamentos sofisticados. O objetivo do trabalho é tornar a metodologia mais econômica e acessível, permitindo aos alunos observar reações químicas que antes eram apenas teóricas. Experimentos como a efervescência do bicarbonato de sódio com vinagre ou a dissolução de substâncias ajudam a visualizar processos como neutralização, solubilidade e mudanças de estado. A metodologia foi utilizada com alunos do Pré-vestibular na instituição de ensino privada aprendizagem Eureka revelou um aumento significativo na curiosidade e atenção dos alunos, pois ao conectar o conteúdo com experiências visuais e práticas, as aulas se tornaram mais interessantes e interativas. Essa abordagem qualitativa proporcionou evidências visuais e tangíveis que fortalecem o entendimento teórico, resultando em uma aprendizagem mais envolvente. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos alunos por futuras aulas e sugestões para novos experimentos. A utilização de materiais simples é uma estratégia inovadora e acessível para o ensino da ciência, que incentiva a criatividade e a experimentação. Esta metodologia promove a inclusão ao tornar o aprendizado mais equitativo e adaptável a diferentes contextos escolares. Além de facilitar a compreensão dos conceitos químicos, ela desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, preparando-os para aplicar conhecimentos químicos de forma prática e significativa. Dessa forma, o ensino se torna mais eficaz e relevante, melhorando a conscientização sobre a química no cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19738_TB8469_27102024215305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALINE DAIANY COSTA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANALINE" "autor_email" => "analinedaiany@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114801 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8469 "inscrito_id" => 19738 "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA COM MATERIAIS SIMPLES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E ACESSÍVEL NO ENSINO" "resumo" => "O estudo avalia como o uso de aulas práticas dentro da sala de aula desempenha um papel crucial no processo educativo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais eficaz e aplicada dos conceitos. Considerando que muitas dessas atividades podem ser realizadas com materiais simples e acessíveis, como vinagre, bicarbonato de sódio, pastilhas de vitamina C, álcool, gasolina, água, açúcar e sal, sem a necessidade de um laboratório específico. Esses experimentos ilustram conceitos fundamentais da química, como neutralização e solubilidade, sem depender de equipamentos sofisticados. O objetivo do trabalho é tornar a metodologia mais econômica e acessível, permitindo aos alunos observar reações químicas que antes eram apenas teóricas. Experimentos como a efervescência do bicarbonato de sódio com vinagre ou a dissolução de substâncias ajudam a visualizar processos como neutralização, solubilidade e mudanças de estado. A metodologia foi utilizada com alunos do Pré-vestibular na instituição de ensino privada aprendizagem Eureka revelou um aumento significativo na curiosidade e atenção dos alunos, pois ao conectar o conteúdo com experiências visuais e práticas, as aulas se tornaram mais interessantes e interativas. Essa abordagem qualitativa proporcionou evidências visuais e tangíveis que fortalecem o entendimento teórico, resultando em uma aprendizagem mais envolvente. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos alunos por futuras aulas e sugestões para novos experimentos. A utilização de materiais simples é uma estratégia inovadora e acessível para o ensino da ciência, que incentiva a criatividade e a experimentação. Esta metodologia promove a inclusão ao tornar o aprendizado mais equitativo e adaptável a diferentes contextos escolares. Além de facilitar a compreensão dos conceitos químicos, ela desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, preparando-os para aplicar conhecimentos químicos de forma prática e significativa. Dessa forma, o ensino se torna mais eficaz e relevante, melhorando a conscientização sobre a química no cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19738_TB8469_27102024215305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALINE DAIANY COSTA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANALINE" "autor_email" => "analinedaiany@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }