O professor de Biologia enfrenta desafios ao lidar com limitações metodológicas e conceituais em sua prática diária. Para superar essas barreiras, é fundamental utilizar estratégias que despertem o interesse dos alunos pelos conteúdos diversos, entre eles o de sistema digestório e sua relação com a saúde. O sistema digestório constitui-se em um dos conteúdos de ciências do ensino fundamental, anos finais, estando presente no eixo vida e evolução da BNCC. Sendo de grande relevância para o aprendizado dos estudantes a abordagem do tema associada aos diversos problemas de saúde, entre eles a diabetes tipo II, a obesidade, o colesterol alto e a aterosclerose que se relacionam com a má alimentação e com a falta de atividades físicas. Desta forma surgiu a proposta de uma sequência didática investigativa com o objetivo relacionar os conhecimentos sobre o sistema digestivo e uma alimentação saudável. Nesta sequência foram realizadas atividades visando valorizar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o conteúdo e uma atividade investigativa utilizando um recordatório alimentar, onde os estudantes através dos resultados obtidos, puderam identificar as principais dificuldades em suas dietas e assim buscar uma melhoria nos seus hábitos alimentares. O presente trabalho favoreceu o desenvolvimento de algumas habilidades e competências necessárias, para o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes como cidadãos críticos e reflexivos, além de proporcionar, aos estudantes, uma melhor compreensão do tema abordado, por meio de atividades dinâmicas e da participação dos alunos na construção de seu conhecimento.