LIVROS ADAPTADOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112914 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5734 "inscrito_id" => 15724 "titulo" => "LIVROS ADAPTADOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Os livros infantis têm grande importância para o desenvolvimento da linguagem das crianças da Educação Infantil. A contação de histórias é uma atividade que faz parte da rotina escolar das crianças, embora as pesquisas indiquem que crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação não conseguem participar de forma sistemática na tarefa programada. Dessa forma, torna-se necessário o professor estar em alerta a respeito de recursos e estratégias que possibilitem a inserção de todos os alunos na tarefa estabelecida para garantir novas experiências e acesso às novas informações. Neste contexto, estudos têm discutido que livros adaptados por meio dos componentes da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) têm favorecido a participação das crianças com deficiência na atividade de contação de histórias, colaborando com o desenvolvimento da linguagem. Considerando a importância da participação de todas as crianças na atividade de contação de histórias, o presente estudo analisou critérios de forma e conteúdo para adaptar livros de histórias infantis para crianças da Educação Infantil por meio dos componentes da CAA. Inicialmente foram identificados estudos a respeito de critérios e normas para livros infantis e para livros infantis adaptados. Após a identificação de critérios de adaptações de livros, foram identificadas dissertações e teses a respeito do uso de livros adaptados por meio dos componentes da CAA para crianças e jovens com deficiência. Com os resultados dos estudos foram estabelecidos critérios para a inserção dos componentes da CAA na atividade de contação de histórias para crianças da Educação Infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15724_TB5734_27102024192720.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZEJANE DOMINGOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROZEJANE" "autor_email" => "rozejane.silva.117@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112914 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5734 "inscrito_id" => 15724 "titulo" => "LIVROS ADAPTADOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Os livros infantis têm grande importância para o desenvolvimento da linguagem das crianças da Educação Infantil. A contação de histórias é uma atividade que faz parte da rotina escolar das crianças, embora as pesquisas indiquem que crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação não conseguem participar de forma sistemática na tarefa programada. Dessa forma, torna-se necessário o professor estar em alerta a respeito de recursos e estratégias que possibilitem a inserção de todos os alunos na tarefa estabelecida para garantir novas experiências e acesso às novas informações. Neste contexto, estudos têm discutido que livros adaptados por meio dos componentes da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) têm favorecido a participação das crianças com deficiência na atividade de contação de histórias, colaborando com o desenvolvimento da linguagem. Considerando a importância da participação de todas as crianças na atividade de contação de histórias, o presente estudo analisou critérios de forma e conteúdo para adaptar livros de histórias infantis para crianças da Educação Infantil por meio dos componentes da CAA. Inicialmente foram identificados estudos a respeito de critérios e normas para livros infantis e para livros infantis adaptados. Após a identificação de critérios de adaptações de livros, foram identificadas dissertações e teses a respeito do uso de livros adaptados por meio dos componentes da CAA para crianças e jovens com deficiência. Com os resultados dos estudos foram estabelecidos critérios para a inserção dos componentes da CAA na atividade de contação de histórias para crianças da Educação Infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15724_TB5734_27102024192720.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZEJANE DOMINGOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROZEJANE" "autor_email" => "rozejane.silva.117@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }