O objetivo deste trabalho é apresentar o andamento da pesquisa que propõe uma investigação sobre o uso de trilhas de aprendizagem para a consolidação das estruturas aditivas com estudantes surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante da lacuna na literatura bibliográfica em relação ao ensino de matemática para surdos, e dos dados oficiais disponibilizados nos canais oficiais do Ministério de Educação, no Brasil, é percebida a necessidade de explorar o potencial das trilhas de aprendizagem nesse contexto. Fundamentado na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e na concepção de ensino bilíngue para a educação de surdos, o estudo adota uma metodologia de natureza aplicada e abordagem qualitativa quanto ao seu objetivo, exploratória e, quanto aos procedimentos, bibliográfica e quase experimental. A coleta de dados envolve uma revisão bibliográfica sobre o ensino de matemática para surdos, seguida do desenvolvimento de atividades pré e pós-teste que serão conduzidas por um professor proficiente em Libras, com alunos surdos em Natal–RN. Os dados obtidos nesta observação, serão aporte para o desenvolvimento dos resultados e da validação da estratégia de ensino para o campo da educação de surdos enquanto comunidade. Este estudo visa, assim, promover avanços significativos no campo da educação de surdos enquanto comunidade escolar e aprimorar suas práticas pedagógicas.