Este trabalho parte de leituras de pesquisas que defendem que o processo inicial de alfabetização deve começar durante a Educação Infantil, inserindo na rotina dessa etapa de ensino, momentos em que as crianças tenham a oportunidade de refletir sobre a língua escrita. Trata-se de um estudo que tem como objetivo investigar as contribuições das mediações pedagógicas voltadas para o processo inicial da alfabetização durante a Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo de pesquisa bibliográfica, baseando-se em pesquisas de (Colello, 2004) que aborda a complexidade do processo de alfabetização; (Morais, 2012) reflete sobre de um ensino sistemático, propondo práticas alfabetizadoras mediadas por estratégias para que o processo de alfabetização de concretize através de experiências práticas com a leitura e a escrita; (Soares, 2020) apresenta as concepções de alfabetização e letramento, mostrando suas inter-relações em experiências pedagógicas que articular a alfabetização e o letramento numa perspectiva de alfabetizar; (Brandão, 2021); (Brandão; Leal, 2022); (Girão; Brandão, 2021) trazem reflexões sobre práticas pedagógicas direcionando os educadores por meio de atividades que despertam nas crianças da Educação Infantil o interesse pela língua escrita. Os resultados apontam que iniciar o processo de alfabetização não se trata de introduzir atividades de treinos ortográficos ou atividades de repetição e memorização mecânica, mas é possível introduzir na rotina da Educação Infantil, atividades com textos reais, visando desenvolver estratégias de mediações pedagógicas para o processo inicial da alfabetização em uma perspectiva do letramento desde a Educação Infantil. Assim, conclui-se que é necessário iniciar o processo de alfabetização na Educação Infantil, não com o objetivo de alcançar a meta de alfabetizar nessa etapa, mas no sentido de que muito pode ser feito com a criança na direção de inseri-la no mundo da leitura e da escrita.