Esta pesquisa dá-se a partir da realização de um projeto desenvolvido nas séries iniciais, em uma escola pública da rede municipal , especificamente na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, através das minhas observações e inquietações em relação das crianças negras e pardas não se auto reconhecerem em relação a suas características de raciais. Em virtude do que determina o artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, acrescido da Lei 10.639,esta que ainda não se aplica na maioria das escolas públicas e principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde as crianças estão no processo de construção da sua identidade, sendo esta de fundamental importância para que as crinças possam ter acesso a um componente curricular que possibilite se sentir pertencente a uma sociedade justa e com oportunidades. O objetivo desta pesquisa dá-se pela contribuição de prática docente para afirmação da identidade racial das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental através da leitura de histórias infantis africanas, para que assim as crianças tenham uma visão positiva do seu pertencimento racial. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, especificamente crianças de 8 anos de idade Palavras-chave: Pertencimento, Identidade, Afirmação.