A matemática é uma área do conhecimento fundamental para a formação humana e está inserida no processo de formal de escolarização desde a educação infantil, sendo indispensável sua a apropriação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que estabelece as diretrizes, competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo dessa etapa da educação básica. Assim, ao analisar a BNCC à luz dos princípios da teoria da atividade de Leontiev, é possível perceber relações entre as propostas curriculares e os fundamentos teóricos que sustentam a compreensão da atividade humana. A BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental enfatiza a necessidade de proporcionar um ensino de matemática contextualizado e significativo, que promova o desenvolvimento integral dos alunos, o que inclui o letramento matemático. O presente artigo tem por objetivo relacionar os princípios da Teoria da Atividade de Leontiev com ensino de matemática proposto pela Base Nacional Comum Curricular para os anos inicias do anos iniciais do ensino fundamental. Assim, para fundamentar teoricamente a discussão aqui proposta recorremos à análise da BNCC (2017) para a área da matemática, a Leontiev (1974) e (1978), Vigotski (2002), Freire (2005), Duarte (2013), Moura (1992), Marx e Engels (2010), D’Ambrósio (2009), Caraça (2000), Lorenzato (2006), Moretti (2007) entre outros autores que discutem a temática. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada metodologicamente em Richardson (1999), Minayo (2007) e Gil (2008). O presente artigo justifica-se pela relevância que a Teoria da Atividade de Leontiev os princípios de como ocorre o processo de aprendizagem e como os professores podem mediar esse processo. E ao relacionar os princípios dessa teoria com a BNCC, pode possibilitar uma abordagem pedagógica que contemple o desenvolvimento da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos de maneira significativa.