Desde o início de 2020 a Educação Brasileira sofre os impactos da pandemia de COVID-19, seja na sua organização, gestão ou no desenvolvimento de políticas públicas de manutenção e flexibilização dos calendários escolares desde então. A principal e mais emergencial ação adotada pelo sistema educacional brasileiro nesse contexto de crise sanitária mundial foi a adoção de um modelo educacional remoto, que resultou em significativas mudanças na operacionalização do ensino no país. Este trabalho vem apresentar a experiência de elaboração de um material didático para uso em contexto de Ensino Remoto, com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O material, denominado Cadernos de Atividades Remotas, foi elaborado a partir da curadoria de conteúdos, atividades e recursos digitais disponíveis na Internet e alinhados com a Base Nacional Comum Curricular e com o planejamento anual das turmas, sendo confeccionado no formato de apostilas impressas e digitais, com a produção de 21 volumes em 2021, com periodicidade semanal e 11 volumes em 2022, com periodicidade quinzenal. Conceitualmente, este material se fundamenta nos estudos e modelos de MARTINS (2006); BENTO (2017); FILATRO (2018); e BEHAR (2020), dentre outros autores, que dissertam sobre o Ensino Remoto e o processo de curadoria e produção de material didático para a EaD. Com o objetivo de ser um instrumento alternativo e lúdico para o ensino e aprendizagem dos alunos do 4º e 5º anos no Ensino Fundamental em contexto de distanciamento físico entre professor e aluno, os cadernos de atividades remotas contribuíram para a condução do trabalho pedagógico nesse novo modelo educativo e ofereceram aos alunos atendidos uma experiência para além dos livros didáticos, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a oportunidade de uma aprendizagem ativa, imersiva e ubíqua.