Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURADORIA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110576
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2408
    "inscrito_id" => 10735
    "titulo" => "CURADORIA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Desde o início de 2020 a Educação Brasileira sofre os impactos da pandemia de COVID-19, seja na sua organização, gestão ou no desenvolvimento de políticas públicas de manutenção e flexibilização dos calendários escolares desde então. A principal e mais emergencial ação adotada pelo sistema educacional brasileiro nesse contexto de crise sanitária mundial foi a adoção de um modelo educacional remoto, que resultou em significativas mudanças na operacionalização do ensino no país. Este trabalho vem apresentar a experiência de elaboração de um material didático para uso em contexto de Ensino Remoto, com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O material, denominado Cadernos de Atividades Remotas, foi elaborado a partir da curadoria de conteúdos, atividades e recursos digitais disponíveis na Internet e alinhados com a Base Nacional Comum Curricular e com o planejamento anual das turmas, sendo confeccionado no formato de apostilas impressas e digitais, com a produção de 21 volumes em 2021, com periodicidade semanal e 11 volumes em 2022, com periodicidade quinzenal. Conceitualmente, este material se fundamenta nos estudos e modelos de MARTINS (2006); BENTO (2017); FILATRO (2018); e BEHAR (2020), dentre outros autores, que dissertam sobre o Ensino Remoto e o processo de curadoria e produção de material didático para a EaD. Com o objetivo de ser um instrumento alternativo e lúdico para o ensino e aprendizagem dos alunos do 4º e 5º anos no Ensino Fundamental em contexto de distanciamento físico entre professor e aluno, os cadernos de atividades remotas contribuíram para a condução do trabalho pedagógico nesse novo modelo educativo e ofereceram aos alunos atendidos uma experiência para além dos livros didáticos, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a oportunidade de uma aprendizagem ativa, imersiva e ubíqua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10735_TB2408_20042024155003.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO WILSON FERREIRA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "celopacheco@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110576
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2408
    "inscrito_id" => 10735
    "titulo" => "CURADORIA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Desde o início de 2020 a Educação Brasileira sofre os impactos da pandemia de COVID-19, seja na sua organização, gestão ou no desenvolvimento de políticas públicas de manutenção e flexibilização dos calendários escolares desde então. A principal e mais emergencial ação adotada pelo sistema educacional brasileiro nesse contexto de crise sanitária mundial foi a adoção de um modelo educacional remoto, que resultou em significativas mudanças na operacionalização do ensino no país. Este trabalho vem apresentar a experiência de elaboração de um material didático para uso em contexto de Ensino Remoto, com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O material, denominado Cadernos de Atividades Remotas, foi elaborado a partir da curadoria de conteúdos, atividades e recursos digitais disponíveis na Internet e alinhados com a Base Nacional Comum Curricular e com o planejamento anual das turmas, sendo confeccionado no formato de apostilas impressas e digitais, com a produção de 21 volumes em 2021, com periodicidade semanal e 11 volumes em 2022, com periodicidade quinzenal. Conceitualmente, este material se fundamenta nos estudos e modelos de MARTINS (2006); BENTO (2017); FILATRO (2018); e BEHAR (2020), dentre outros autores, que dissertam sobre o Ensino Remoto e o processo de curadoria e produção de material didático para a EaD. Com o objetivo de ser um instrumento alternativo e lúdico para o ensino e aprendizagem dos alunos do 4º e 5º anos no Ensino Fundamental em contexto de distanciamento físico entre professor e aluno, os cadernos de atividades remotas contribuíram para a condução do trabalho pedagógico nesse novo modelo educativo e ofereceram aos alunos atendidos uma experiência para além dos livros didáticos, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a oportunidade de uma aprendizagem ativa, imersiva e ubíqua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10735_TB2408_20042024155003.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO WILSON FERREIRA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "celopacheco@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Desde o início de 2020 a Educação Brasileira sofre os impactos da pandemia de COVID-19, seja na sua organização, gestão ou no desenvolvimento de políticas públicas de manutenção e flexibilização dos calendários escolares desde então. A principal e mais emergencial ação adotada pelo sistema educacional brasileiro nesse contexto de crise sanitária mundial foi a adoção de um modelo educacional remoto, que resultou em significativas mudanças na operacionalização do ensino no país. Este trabalho vem apresentar a experiência de elaboração de um material didático para uso em contexto de Ensino Remoto, com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O material, denominado Cadernos de Atividades Remotas, foi elaborado a partir da curadoria de conteúdos, atividades e recursos digitais disponíveis na Internet e alinhados com a Base Nacional Comum Curricular e com o planejamento anual das turmas, sendo confeccionado no formato de apostilas impressas e digitais, com a produção de 21 volumes em 2021, com periodicidade semanal e 11 volumes em 2022, com periodicidade quinzenal. Conceitualmente, este material se fundamenta nos estudos e modelos de MARTINS (2006); BENTO (2017); FILATRO (2018); e BEHAR (2020), dentre outros autores, que dissertam sobre o Ensino Remoto e o processo de curadoria e produção de material didático para a EaD. Com o objetivo de ser um instrumento alternativo e lúdico para o ensino e aprendizagem dos alunos do 4º e 5º anos no Ensino Fundamental em contexto de distanciamento físico entre professor e aluno, os cadernos de atividades remotas contribuíram para a condução do trabalho pedagógico nesse novo modelo educativo e ofereceram aos alunos atendidos uma experiência para além dos livros didáticos, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a oportunidade de uma aprendizagem ativa, imersiva e ubíqua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.