O tema geral foi sobre “Aula de Artes no EJA utilizando Tecnologias”. O problema da pesquisa busca entender como essa abordagem específica pode ser eficaz e inovadora para melhorar o aprendizado e a participação dos estudantes adultos em um ambiente educacional não tradicional, ao mesmo tempo em que promove sustentabilidade e o uso de tecnologias imersivas. Como objetivo, foi investigar a eficácia do uso das artes plásticas como uma ferramenta educacional para envolver e motivar estudantes do EJA da Escola Estadual Presidente Dutra de Belo9 Horizonte - MG. A metodologia permitiu uma abordagem abrangente e interdisciplinar, envolvendo não apenas a criação artística, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, históricas e tecnológicas. Este projeto utilizou como referencial teórico a BNCC(EF05CI05) e BNCC (EF15AR23), limitou-se a utilizar os seguintes tópicos: Introdução à Arte da Década de 60, Contextualização, Apreciação e Reflexão; Introdução à Obra de Vik Muniz; Apreciação, reflexão e coleta de Materiais para exercício prático de criação; conceito básico sobre tecnologias e a realidade virtual; Preparação de uma Exposição no Metaverso; Realização da Exposição. Os resultados dessa experiência prática demonstraram que a abordagem inovadora que integra arte, história, sustentabilidade e tecnologia no contexto do EJA pode ser altamente eficaz para engajar os estudantes, expandir seus horizontes educacionais e promover habilidades valiosas, como criatividade, conscientização ambiental e competência digital. Esses resultados destacam a importância de explorar abordagens educacionais diversificadas e interdisciplinares para atender às necessidades dos estudantes em ambientes não tradicionais de ensino. Link da exposição: https://www.spatial.io/s/Exposicao-do-EJA-da-E-E-Presidente-Dutra-647a29593bfda2e531c7b6a5?share=7327133870423810400