ARTES PLÁSTICAS NO EJA: REINTERPRETANDO A DÉCADA DE 60 COM LIXO URBANO EM UM AMBIENTE VIRTUAL METAVERSO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111283 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3388 "inscrito_id" => 10095 "titulo" => "ARTES PLÁSTICAS NO EJA: REINTERPRETANDO A DÉCADA DE 60 COM LIXO URBANO EM UM AMBIENTE VIRTUAL METAVERSO" "resumo" => "O tema geral foi sobre “Aula de Artes no EJA utilizando Tecnologias”. O problema da pesquisa busca entender como essa abordagem específica pode ser eficaz e inovadora para melhorar o aprendizado e a participação dos estudantes adultos em um ambiente educacional não tradicional, ao mesmo tempo em que promove sustentabilidade e o uso de tecnologias imersivas. Como objetivo, foi investigar a eficácia do uso das artes plásticas como uma ferramenta educacional para envolver e motivar estudantes do EJA da Escola Estadual Presidente Dutra de Belo9 Horizonte - MG. A metodologia permitiu uma abordagem abrangente e interdisciplinar, envolvendo não apenas a criação artística, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, históricas e tecnológicas. Este projeto utilizou como referencial teórico a BNCC(EF05CI05) e BNCC (EF15AR23), limitou-se a utilizar os seguintes tópicos: Introdução à Arte da Década de 60, Contextualização, Apreciação e Reflexão; Introdução à Obra de Vik Muniz; Apreciação, reflexão e coleta de Materiais para exercício prático de criação; conceito básico sobre tecnologias e a realidade virtual; Preparação de uma Exposição no Metaverso; Realização da Exposição. Os resultados dessa experiência prática demonstraram que a abordagem inovadora que integra arte, história, sustentabilidade e tecnologia no contexto do EJA pode ser altamente eficaz para engajar os estudantes, expandir seus horizontes educacionais e promover habilidades valiosas, como criatividade, conscientização ambiental e competência digital. Esses resultados destacam a importância de explorar abordagens educacionais diversificadas e interdisciplinares para atender às necessidades dos estudantes em ambientes não tradicionais de ensino. Link da exposição: https://www.spatial.io/s/Exposicao-do-EJA-da-E-E-Presidente-Dutra-647a29593bfda2e531c7b6a5?share=7327133870423810400" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10095_TB3388_24042024151305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDERICO CAMPOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FREDERICO CAMPO" "autor_email" => "contato.fredcampos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111283 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3388 "inscrito_id" => 10095 "titulo" => "ARTES PLÁSTICAS NO EJA: REINTERPRETANDO A DÉCADA DE 60 COM LIXO URBANO EM UM AMBIENTE VIRTUAL METAVERSO" "resumo" => "O tema geral foi sobre “Aula de Artes no EJA utilizando Tecnologias”. O problema da pesquisa busca entender como essa abordagem específica pode ser eficaz e inovadora para melhorar o aprendizado e a participação dos estudantes adultos em um ambiente educacional não tradicional, ao mesmo tempo em que promove sustentabilidade e o uso de tecnologias imersivas. Como objetivo, foi investigar a eficácia do uso das artes plásticas como uma ferramenta educacional para envolver e motivar estudantes do EJA da Escola Estadual Presidente Dutra de Belo9 Horizonte - MG. A metodologia permitiu uma abordagem abrangente e interdisciplinar, envolvendo não apenas a criação artística, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, históricas e tecnológicas. Este projeto utilizou como referencial teórico a BNCC(EF05CI05) e BNCC (EF15AR23), limitou-se a utilizar os seguintes tópicos: Introdução à Arte da Década de 60, Contextualização, Apreciação e Reflexão; Introdução à Obra de Vik Muniz; Apreciação, reflexão e coleta de Materiais para exercício prático de criação; conceito básico sobre tecnologias e a realidade virtual; Preparação de uma Exposição no Metaverso; Realização da Exposição. Os resultados dessa experiência prática demonstraram que a abordagem inovadora que integra arte, história, sustentabilidade e tecnologia no contexto do EJA pode ser altamente eficaz para engajar os estudantes, expandir seus horizontes educacionais e promover habilidades valiosas, como criatividade, conscientização ambiental e competência digital. Esses resultados destacam a importância de explorar abordagens educacionais diversificadas e interdisciplinares para atender às necessidades dos estudantes em ambientes não tradicionais de ensino. Link da exposição: https://www.spatial.io/s/Exposicao-do-EJA-da-E-E-Presidente-Dutra-647a29593bfda2e531c7b6a5?share=7327133870423810400" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10095_TB3388_24042024151305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDERICO CAMPOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FREDERICO CAMPO" "autor_email" => "contato.fredcampos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }