IMUNOCARDS: JOGO LÚDICO, EDUCATIVO E INCLUSIVO, PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110994 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2987 "inscrito_id" => 11143 "titulo" => "IMUNOCARDS: JOGO LÚDICO, EDUCATIVO E INCLUSIVO, PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A imunologia é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora devido à sua natureza complexa e abstrata. Compreender os mecanismos intricados do sistema imunológico pode ser um obstáculo para os alunos, especialmente devido à sua interdisciplinaridade e à necessidade de dominar uma terminologia técnica específica. O projeto proposto busca inovar no ensino de imunologia, reconhecendo os desafios que este campo apresenta em termos de complexidade e abstração. A convergência entre tecnologia e educação é destacada como uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante. O objetivo central é desenvolver um produto lúdico e inclusivo que aproxime os conceitos de imunologia do cotidiano tecnológico de crianças e adolescentes. O projeto representa uma abordagem inovadora no ensino de imunologia, aproveitando a convergência entre tecnologia e educação para criar um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo e estimulante. Para tanto, pretendemos integrar o Arduino, um microcontrolador versátil e acessível, a um jogo de cartas, interativas, incluindo informações visuais, auditivas e sensoriais dos conceitos abordados na imunologia, de modo que alunos com e sem deficiência possam vincular e testar, por tentativa e erro, o conteúdo disponibilizado nas cartas a peças de encaixe e/ou urnas apresentadas aos alunos em uma bancada. O material didático pretende oferecer uma experiência de aprendizado dinâmica, onde os estudantes possam explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente. Além disso, a inclusão de recursos de áudio e braille, por exemplo, torna o conteúdo acessível a alunos com deficiência visual, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de acesso ao conhecimento. Essa abordagem holística visa não apenas transmitir informações, mas também cultivar a compreensão profunda e duradoura dos princípios imunológicos. Com isso, o projeto aspira não só a melhorar os resultados acadêmicos, mas também a inspirar uma nova geração de cientistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11143_TB2987_25102024113525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS BARROS BESERRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS VINICIUS" "autor_email" => "barrosbeserra@alu.uern.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110994 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2987 "inscrito_id" => 11143 "titulo" => "IMUNOCARDS: JOGO LÚDICO, EDUCATIVO E INCLUSIVO, PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A imunologia é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora devido à sua natureza complexa e abstrata. Compreender os mecanismos intricados do sistema imunológico pode ser um obstáculo para os alunos, especialmente devido à sua interdisciplinaridade e à necessidade de dominar uma terminologia técnica específica. O projeto proposto busca inovar no ensino de imunologia, reconhecendo os desafios que este campo apresenta em termos de complexidade e abstração. A convergência entre tecnologia e educação é destacada como uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante. O objetivo central é desenvolver um produto lúdico e inclusivo que aproxime os conceitos de imunologia do cotidiano tecnológico de crianças e adolescentes. O projeto representa uma abordagem inovadora no ensino de imunologia, aproveitando a convergência entre tecnologia e educação para criar um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo e estimulante. Para tanto, pretendemos integrar o Arduino, um microcontrolador versátil e acessível, a um jogo de cartas, interativas, incluindo informações visuais, auditivas e sensoriais dos conceitos abordados na imunologia, de modo que alunos com e sem deficiência possam vincular e testar, por tentativa e erro, o conteúdo disponibilizado nas cartas a peças de encaixe e/ou urnas apresentadas aos alunos em uma bancada. O material didático pretende oferecer uma experiência de aprendizado dinâmica, onde os estudantes possam explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente. Além disso, a inclusão de recursos de áudio e braille, por exemplo, torna o conteúdo acessível a alunos com deficiência visual, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de acesso ao conhecimento. Essa abordagem holística visa não apenas transmitir informações, mas também cultivar a compreensão profunda e duradoura dos princípios imunológicos. Com isso, o projeto aspira não só a melhorar os resultados acadêmicos, mas também a inspirar uma nova geração de cientistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11143_TB2987_25102024113525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS BARROS BESERRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS VINICIUS" "autor_email" => "barrosbeserra@alu.uern.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }