A fotossíntese, conteúdo da botânica mais especificamente da fisiologia vegetal é relatado pelos professores como uma área que apresenta elevados desafios e dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo pela falta de laboratórios e materiais pedagógicos. Assim, objetivamos realizar um experimento de cromatografia utilizando materiais de fácil obtenção para a compreensão e observação na prática dos diferentes pigmentos envolvidos no processo de fotossíntese. Para isso será ministrado duas aulas para as turmas do 2° ano da escola Estadual Nascimento de Moraes no Município de Imperatriz-MA, sendo a primeira aula para abordar as etapas da fotossíntese, pigmentos envolvidos e importância para a vida na terra. Na segunda, será aplicada a prática com os materiais solicitados previamente pelo professor, sendo: folhas vegetais verdes e roxas, pilão de mão, álcool 70% e papel filtro de café. Será realizada uma abordagem qualitativa por meio da aplicação de um questionário com os alunos ao término da prática a fim de verificar a percepções dos alunos e a efetividade das estratégias educativas adotadas. Desse modo, espera-se que, com o experimento aplicado, os alunos compreendam e vivenciem a fotossíntese de forma prática, relacionando suas observações com os conceitos teóricos discutidos em sala de aula fortalecendo assim sua compreensão da fotossíntese como um processo biológico fundamental.