RECURSOS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110311 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 1564 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "O estudo teve como objetivo primordial analisar os recursos didáticos e as estratégias de ensino adotadas pelos docentes durante o processo de ensino de conteúdos matemáticos no âmbito das aulas ministradas na educação básica, empregando uma abordagem metodológica de revisão integrativa da literatura em artigos acadêmicos. O emprego adequado de tais recursos didáticos e estratégias de ensino é capaz de fomentar a criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, contribuindo, por conseguinte, para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e sociais dos discentes, o que, por sua vez, tende a resultar em um aprimoramento significativo de seu desempenho durante as aulas. É pertinente ressaltar que o estudo foi conduzido mediante uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, através da análise minuciosa de artigos científicos previamente selecionados. A coleta dos dados científicos foi realizada na prestigiosa base de dados "SCIELO", onde foram identificados inicialmente 202 artigos, sendo submetidos a um criterioso processo de seleção para identificar aqueles que melhor se alinhavam aos objetivos da pesquisa, culminando na escolha de 10 produções acadêmicas relevantes. As propostas apresentadas nos estudos selecionados enfatizam a importância da combinação sinérgica de múltiplos recursos didáticos para a otimização do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, particularmente no que tange aos conteúdos matemáticos. Adicionalmente, destaca-se que o uso estratégico de tecnologias educacionais pode estimular uma participação mais ativa e envolvente dos estudantes, sobretudo quando estes estão diretamente envolvidos na produção e manipulação de mídias digitais ou equipamentos tecnológicos, conferindo-lhes, assim, um papel mais proeminente e dinâmico no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1564_TB2043_14102024174638.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REYNAN LUCAS DE LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "REYNAN" "autor_email" => "reynan.lucas@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110311 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 1564 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "O estudo teve como objetivo primordial analisar os recursos didáticos e as estratégias de ensino adotadas pelos docentes durante o processo de ensino de conteúdos matemáticos no âmbito das aulas ministradas na educação básica, empregando uma abordagem metodológica de revisão integrativa da literatura em artigos acadêmicos. O emprego adequado de tais recursos didáticos e estratégias de ensino é capaz de fomentar a criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, contribuindo, por conseguinte, para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e sociais dos discentes, o que, por sua vez, tende a resultar em um aprimoramento significativo de seu desempenho durante as aulas. É pertinente ressaltar que o estudo foi conduzido mediante uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, através da análise minuciosa de artigos científicos previamente selecionados. A coleta dos dados científicos foi realizada na prestigiosa base de dados "SCIELO", onde foram identificados inicialmente 202 artigos, sendo submetidos a um criterioso processo de seleção para identificar aqueles que melhor se alinhavam aos objetivos da pesquisa, culminando na escolha de 10 produções acadêmicas relevantes. As propostas apresentadas nos estudos selecionados enfatizam a importância da combinação sinérgica de múltiplos recursos didáticos para a otimização do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, particularmente no que tange aos conteúdos matemáticos. Adicionalmente, destaca-se que o uso estratégico de tecnologias educacionais pode estimular uma participação mais ativa e envolvente dos estudantes, sobretudo quando estes estão diretamente envolvidos na produção e manipulação de mídias digitais ou equipamentos tecnológicos, conferindo-lhes, assim, um papel mais proeminente e dinâmico no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1564_TB2043_14102024174638.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REYNAN LUCAS DE LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "REYNAN" "autor_email" => "reynan.lucas@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }