O presente estudo objetiva compreender a concepção dos professores de uma escola de educação básica do agreste pernambucano sobre a importância de incluir as metodologias ativas no cotidiano escolar, através de uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, entende-se que é importante o estudante estar imerso em lugares de oportunidades para que o processo de construção do conhecimento aconteça e inclua todos. Além do mais, entende-se que o estímulo multissensorial é fundamental neste processo, principalmente quando associado aos conhecimentos que os estudantes já têm, tornando-se ponto de partida para fundamentar os novos. Nesta perspectiva, para a construção dos dados foi elaborado um questionário e encaminhado para professores ativos de uma escola de educação básica. O questionário é composto por duas perguntas problematizadoras em torno da temática, são elas: (P1) Você conhece as metodologias ativas? Se sim, justifique qual a potencialidade de seu uso em sala de aula nos dias atuais; (P2) Como as metodologias ativas podem contribuir com a inclusão, na educação básica? A partir disso foi evidenciado que já existe uma reflexão dentro da escola sobre a importância das metodologias ativas e da sua utilização com os estudantes com necessidades educacionais especiais (NEEs). Além da compreensão de construir no estudante uma aprendizagem ativa de acordo com o seu tempo, ressaltando suas habilidades e respeitando as suas necessidades. Por outro lado, também foi observado que o fato do professor conhecer o conceito de metodologias ativas e educação inclusiva não necessariamente é colocá-los em prática, bem como, o inverso.