Em nosso contexto atual constatamos que educar não é um trabalho fácil, pois exige vários enfrentamentos para que se desenvolva uma formação humanizadora e emancipatória. Com isso, cresce a importância do(a) coordenador(a) pedagógico(a), profissional responsável pela concretização de uma gestão participativa e democrática, por meio da organização e orientação o trabalho pedagógico na escola. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) dentro das instituições de ensino, para o desenvolvimento de uma prática educativa construtiva. Além de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, a respeito do tema, a trajetória investigativa contemplou uma pesquisa de campo na Escola Educandário Sonho de Criança (Grajaú-Ma), através de entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância das ações da coordenadora pedagógica para o processo educativo da escola pesquisada, tendo em vista que as ações desenvolvidas por esta profissional têm, de fato, caráter pedagógico, mediante atuação cotidiana na articulação e organização do trabalho pedagógico.