ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA EM INTERFACE COM AS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE UM TEMA INSUFICIENTEMENTE PESQUISADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114186 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7562 "inscrito_id" => 3349 "titulo" => "ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA EM INTERFACE COM AS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE UM TEMA INSUFICIENTEMENTE PESQUISADO" "resumo" => "O presente trabalho aborda o tema Ensino de Filosofia e Sociologia e sua interface com as Tecnologias, destacando sua abrangência, complexidade e incompreensões. O objetivo central é argumentar sobre a compreensão desse tema e suas características. Para isso, são analisados trabalhos científicos, como teses, dissertações, artigos e relatos de experiência, visando diagnosticar a compreensão do tema no campo do ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Essa compreensão pode variar: alguns estudiosos defendem a necessidade de estudar filósofos e sociólogos que tratam sobre tecnologia, enquanto outros veem o uso de tecnologias como ferramentas educacionais essenciais para o ensino de Filosofia e Sociologia. Além disso, a discussão envolve a própria noção de ensino e suas especificidades no contexto da Filosofia/Sociologia e das tecnologias, abrangendo a importância da criticidade às mesmas. O trabalho também investiga como essa questão é abordada em outras áreas de ensino, buscando estabelecer diferenças e semelhanças. Esse estudo é fundamental, pois, embora existam muitos recursos digitais utilizados atualmente pelos professores de Filosofia e Sociologia, as reflexões profundas sobre seu uso no ensino de Filosofia e Sociologia ainda são insuficientes. Dessa forma, o trabalho busca explorar e aprofundar um campo de estudo ainda pouco desenvolvido, contribuindo para uma maior compreensão e aplicação das tecnologias no ensino filosófico e sociológico. Ao fazer isso, espera-se promover um ensino de filosofia e sociologia mais integrado com as inovações tecnológicas contemporâneas que potencialize o aprendizado dos estudantes, mas sem se resumir à simples adoção de uma panaceia tecnológica demandada pelas instituições educacionais de cunho empresarial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3349_TB7562_11062024134056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALEX PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALEX SOUSA" "autor_email" => "alexsousa.filosofia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114186 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7562 "inscrito_id" => 3349 "titulo" => "ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA EM INTERFACE COM AS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE UM TEMA INSUFICIENTEMENTE PESQUISADO" "resumo" => "O presente trabalho aborda o tema Ensino de Filosofia e Sociologia e sua interface com as Tecnologias, destacando sua abrangência, complexidade e incompreensões. O objetivo central é argumentar sobre a compreensão desse tema e suas características. Para isso, são analisados trabalhos científicos, como teses, dissertações, artigos e relatos de experiência, visando diagnosticar a compreensão do tema no campo do ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Essa compreensão pode variar: alguns estudiosos defendem a necessidade de estudar filósofos e sociólogos que tratam sobre tecnologia, enquanto outros veem o uso de tecnologias como ferramentas educacionais essenciais para o ensino de Filosofia e Sociologia. Além disso, a discussão envolve a própria noção de ensino e suas especificidades no contexto da Filosofia/Sociologia e das tecnologias, abrangendo a importância da criticidade às mesmas. O trabalho também investiga como essa questão é abordada em outras áreas de ensino, buscando estabelecer diferenças e semelhanças. Esse estudo é fundamental, pois, embora existam muitos recursos digitais utilizados atualmente pelos professores de Filosofia e Sociologia, as reflexões profundas sobre seu uso no ensino de Filosofia e Sociologia ainda são insuficientes. Dessa forma, o trabalho busca explorar e aprofundar um campo de estudo ainda pouco desenvolvido, contribuindo para uma maior compreensão e aplicação das tecnologias no ensino filosófico e sociológico. Ao fazer isso, espera-se promover um ensino de filosofia e sociologia mais integrado com as inovações tecnológicas contemporâneas que potencialize o aprendizado dos estudantes, mas sem se resumir à simples adoção de uma panaceia tecnológica demandada pelas instituições educacionais de cunho empresarial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3349_TB7562_11062024134056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALEX PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALEX SOUSA" "autor_email" => "alexsousa.filosofia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }