RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DISPOSITIVO IMPULSIONADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110805 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2704 "inscrito_id" => 10863 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DISPOSITIVO IMPULSIONADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "Compreender os desafios que permeiam a formação docente no Brasil, é sem dúvida reconhecer a necessária reflexão sobre este tema tão difuso. O presente trabalho tem como propósito refletir sobre os papéis dos atores envoltos do Programa Residência Pedagógica( preceptor x residentes). O Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura., abordando a importância da relação teoria-prática na formação inicial docente . Destaca-se o papel da preceptoria como viés de formação continuada e a relevância do Programa Residência Pedagógica (PRP) como instrumento enriquecedor do processo formativo dos futuros docentes e sobretudo, como dispositivo capaz de aliar a teoria e a prática – eixos indissociáveis e complementares no processo de formação docente. A estratégia metodológica do estudo deu-se a partir de pesquisa bibliográfica e quali-interpretativa. A partir dos referenciais teóricos consultados e observação participativa, conclui-se que a articulação entre a teoria e a prática se concretiza nas ações do PRP, em que ficam evidentes as propriedades positivas do programa no que tange à criação de um espaço de formação diferenciado, capaz de fomentar uma postura dialética, num esforço real de colaboração entre universidades e escolas de educação básica, com intuito de melhorar a qualidade de ensino nesse segmento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10863_TB2704_10062024225719.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PEREIRA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "SANDRA GOMES" "autor_email" => "sapecapereira@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110805 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2704 "inscrito_id" => 10863 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DISPOSITIVO IMPULSIONADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "Compreender os desafios que permeiam a formação docente no Brasil, é sem dúvida reconhecer a necessária reflexão sobre este tema tão difuso. O presente trabalho tem como propósito refletir sobre os papéis dos atores envoltos do Programa Residência Pedagógica( preceptor x residentes). O Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura., abordando a importância da relação teoria-prática na formação inicial docente . Destaca-se o papel da preceptoria como viés de formação continuada e a relevância do Programa Residência Pedagógica (PRP) como instrumento enriquecedor do processo formativo dos futuros docentes e sobretudo, como dispositivo capaz de aliar a teoria e a prática – eixos indissociáveis e complementares no processo de formação docente. A estratégia metodológica do estudo deu-se a partir de pesquisa bibliográfica e quali-interpretativa. A partir dos referenciais teóricos consultados e observação participativa, conclui-se que a articulação entre a teoria e a prática se concretiza nas ações do PRP, em que ficam evidentes as propriedades positivas do programa no que tange à criação de um espaço de formação diferenciado, capaz de fomentar uma postura dialética, num esforço real de colaboração entre universidades e escolas de educação básica, com intuito de melhorar a qualidade de ensino nesse segmento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10863_TB2704_10062024225719.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PEREIRA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "SANDRA GOMES" "autor_email" => "sapecapereira@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }