Este trabalho menciona as vivências e experiências da professora preceptora juntamente com o núcleo gestor da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral Coronel Murilo Serpa e estudantes residentes do Programa Residência Pedagógica- Química da Faculdade de Educação de Itapipoca- FACEDI/UECE, visto que o mesmo proporciona aos estudantes de licenciatura em química experiências no seu processo de formação relacionando a teoria com a prática, participando ativamente da realidade do trabalho docente no ambiente escolar. Neste contexto as perspectivas da dinâmica do programa contribuíram para as ações realizadas na escola com orientação do núcleo gestor e da professora Preceptora. No ensino de química os desafios são na compreensão do conteúdo por parte dos alunos que justamente com o Programa Residência Pedagógica dos quais tem o objetivo de suavizar a problemática considerando a prática das regências em sala de aula para dispor de metodologias diferenciadas, de aulas práticas e na utilização da tecnologia. Em relação a percepção do núcleo gestor sobre a importância do Programa Residência Pedagógica e na participação dos residentes no envolvimento das atividades da escola. Assim, foi construído um formulário online aplicado ao núcleo gestor e aos residentes com o intuito de considerar a maneira como a parceria entre escola e universidade se desenvolveram no ambiente de estudo. As vivências e experiências dos envolvidos foram considerados inovadores e positivas tornando os residentes comprometidos, participativos e experientes com a preceptora houve uma troca de saberes e o núcleo gestor satisfeito com os resultados.