AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES, NÚCLEO GESTOR E PROFESSORA PRECEPTORA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TEMPO INTEGRAL CORONEL MURILO SERPA NA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA- FACEDI/UECE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109774 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1267 "inscrito_id" => 7250 "titulo" => "AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES, NÚCLEO GESTOR E PROFESSORA PRECEPTORA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TEMPO INTEGRAL CORONEL MURILO SERPA NA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA- FACEDI/UECE" "resumo" => "Este trabalho menciona as vivências e experiências da professora preceptora juntamente com o núcleo gestor da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral Coronel Murilo Serpa e estudantes residentes do Programa Residência Pedagógica- Química da Faculdade de Educação de Itapipoca- FACEDI/UECE, visto que o mesmo proporciona aos estudantes de licenciatura em química experiências no seu processo de formação relacionando a teoria com a prática, participando ativamente da realidade do trabalho docente no ambiente escolar. Neste contexto as perspectivas da dinâmica do programa contribuíram para as ações realizadas na escola com orientação do núcleo gestor e da professora Preceptora. No ensino de química os desafios são na compreensão do conteúdo por parte dos alunos que justamente com o Programa Residência Pedagógica dos quais tem o objetivo de suavizar a problemática considerando a prática das regências em sala de aula para dispor de metodologias diferenciadas, de aulas práticas e na utilização da tecnologia. Em relação a percepção do núcleo gestor sobre a importância do Programa Residência Pedagógica e na participação dos residentes no envolvimento das atividades da escola. Assim, foi construído um formulário online aplicado ao núcleo gestor e aos residentes com o intuito de considerar a maneira como a parceria entre escola e universidade se desenvolveram no ambiente de estudo. As vivências e experiências dos envolvidos foram considerados inovadores e positivas tornando os residentes comprometidos, participativos e experientes com a preceptora houve uma troca de saberes e o núcleo gestor satisfeito com os resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7250_TB1267_16102024081144.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANA KARLA RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARIANA" "autor_email" => "arianaquimicaramos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109774 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1267 "inscrito_id" => 7250 "titulo" => "AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES, NÚCLEO GESTOR E PROFESSORA PRECEPTORA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TEMPO INTEGRAL CORONEL MURILO SERPA NA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA- FACEDI/UECE" "resumo" => "Este trabalho menciona as vivências e experiências da professora preceptora juntamente com o núcleo gestor da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral Coronel Murilo Serpa e estudantes residentes do Programa Residência Pedagógica- Química da Faculdade de Educação de Itapipoca- FACEDI/UECE, visto que o mesmo proporciona aos estudantes de licenciatura em química experiências no seu processo de formação relacionando a teoria com a prática, participando ativamente da realidade do trabalho docente no ambiente escolar. Neste contexto as perspectivas da dinâmica do programa contribuíram para as ações realizadas na escola com orientação do núcleo gestor e da professora Preceptora. No ensino de química os desafios são na compreensão do conteúdo por parte dos alunos que justamente com o Programa Residência Pedagógica dos quais tem o objetivo de suavizar a problemática considerando a prática das regências em sala de aula para dispor de metodologias diferenciadas, de aulas práticas e na utilização da tecnologia. Em relação a percepção do núcleo gestor sobre a importância do Programa Residência Pedagógica e na participação dos residentes no envolvimento das atividades da escola. Assim, foi construído um formulário online aplicado ao núcleo gestor e aos residentes com o intuito de considerar a maneira como a parceria entre escola e universidade se desenvolveram no ambiente de estudo. As vivências e experiências dos envolvidos foram considerados inovadores e positivas tornando os residentes comprometidos, participativos e experientes com a preceptora houve uma troca de saberes e o núcleo gestor satisfeito com os resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7250_TB1267_16102024081144.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANA KARLA RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARIANA" "autor_email" => "arianaquimicaramos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }