Este resumo tem como objetivo apresentar as aprendizagens desenvolvidas na prática de campo realizada em Santarém-PA pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM Parintins. Onde visitaram a Casa Rural Familiar localizada na comunidade Santa Maria. Essa prática nos proporcionou muitas vivências e aprendizagens acerca da visita em uma escola com metodologia de ensino da Pedagogia da Alternância, uma educação diferenciada, voltada para os sujeitos do campo, onde vai romper com a pedagogia tradicional, permitindo que os estudantes se tornem protagonistas de suas vidas, em seus territórios, se tornando sujeitos críticos para lutar pelos seus direitos. No contexto amazônico essa pedagogia busca promover a formação integral desses sujeitos através da Casa Familiar Rural (CFR) desenvolvendo a relação sustentável entre os estudantes, a floresta, com as águas e com a terra, desenvolvendo sua consciência ecológica, que estão presentes nesses territórios de uma diversidade de povos e culturas. Uma vez que é perceptível o orgulho por parte dos estudantes em falar das suas vivências e práticas cotidianas, onde valorizaram seu território e sua identidade, buscando desenvolver suas habilidades a partir do meio em que vivem, promovendo uma direta troca de experiências entre o ambiente escolar e o ambiente de vida/trabalho. Interligando assim, essa pedagogia com a interdisciplinaridade que vai envolver diversas áreas do conhecimento, para que o estudante tenha visão mais ampla a respeito de diferentes conteúdos, seguindo um currículo multicultural. Os autores que embasaram o estudo são Dias (2006), Estevam (2003), Freire (2008) dentre outros. Nesse sentido a prática de campo enriqueceu de forma significativa a nossa formação como discentes em formação, proporcionando aprendizados e uma pedagogia mais humanizadora, dando autonomia a esses estudantes no processo educacional, e possibilitando a construção da sua identidade que valoriza seu território e seus saberes tradicionais.