Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ENTRAVES DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS EDUCADORES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO O presente artigo tem por objetivo oferecer uma revisão literária sobre os entraves na inclusão escolar sob o ponto de vista de alguns educadores. A metodologia realizada foi pesquisa bibliográfica em artigos indexados nas bases de dados Scielo, websites, periódicos dentre outros, de caráter exploratório usando os descritores educação inclusiva, inclusão escolar, necessidades especiais. A educação inclusiva está inserida no sistema regular de ensino, ofertando uma educação que respeita às diferenças e necessidades de cada aluno. Esta não tem como foco apenas de alunos com necessidades especiais, pois visa garantir a todos o direito à educação. Entendemos que a escola é o espaço social fundamental para a sociabilização, e está previsto na Lei como direito de todos e obrigação do Estado em prover as condições necessárias para que todos usufruam desse direito. Com base na pesquisa entendemos que apesar da inclusão está prevista nas políticas públicas, muito precisa ser feito, muitas barreiras precisam ser quebradas. Dentre os entraves encontrados destacamos a estrutura física inadequada, materiais insuficientes, falta de qualificação profissional, excesso de alunos nas salas de aulas, salários defasados, falta de reconhecimento profissional, falta de respeito. Para que haja uma inclusão efetiva é necessária uma educação de qualidade que atenda às necessidades individuais dos alunos sendo respeitada a sua individualidade.

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