A pesquisa analisou os benefícios dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando que essas atividades são essenciais no processo educacional, favorecendo o desenvolvimento corporal, a vida psíquica e a inteligência das crianças. O principal objetivo foi evidenciar a importância de integrar jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem, criando exemplos práticos de vivência no aprendizado. Os objetivos específicos incluem estimular o lúdico das crianças, destacar o interesse dos alunos nas atividades, promover o raciocínio por meio de jogos pedagógicos, possibilitar aprendizagens significativas e esclarecer a importância do brincar. A metodologia utilizada incluiu a revisão de artigos e materiais das bases de dados Scielo e Google Scholar, datados de 1999 a 2023, em conjunto com a pesquisa de campo através de observação assistemática e um questionário semiestruturado aplicado a uma professora do 1º ano de uma escola municipal, localizada na zona rural de Lago da Pedra. Os resultados indicam que é crucial compreender como direcionar essas atividades para que sejam eficazes. Conclui-se que jogos e brincadeiras devem ser incorporados ao planejamento pedagógico, pois contribuem para a manifestação cultural e social, promovendo a interação e a comunicação no ambiente escolar e favorecem o desenvolvimento infantil, tornando-se indispensáveis na prática educativa.