As discussões e estudos teóricos sobre ludicidade permitem observar como os jogos e brincadeiras auxiliam na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Nesta direção, compreende-se a importância do uso de tais recursos em turmas de alfabetização, reconhecendo que estes podem contribuir significativamente para a apropriação do sistema alfabético. Assim, fundamentado nesta perspectiva e caracterizando-se como um relato de experiência, o presente texto tem como objetivo apresentar reflexões acerca da utilização de metodologias lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças, reflexões estas produzidas a partir das vivências teórico-práticas construídas no contexto de um dos estágios supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Para tanto, as discussões desenvolvidas neste artigo tiveram como referência, sobretudo, os estudos de Carvalho (2008), Ferronato, Bianchini e Proscêncio (2017), Luckesi (2014), Morais e Leite (2012), Pires (2018), Soares (2003) e Tardif (2012), autores que, tratando sobre ludicidade, alfabetização e letramento e estágio supervisionado, contribuíram para aprofundamento dos conceitos. Por fim, os resultados obtidos ratificam que o trabalho com recursos lúdicos e metodologias ativas favorecem o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, uma vez que garantem situações de aprendizagem mais dinâmicas, estimulando a participação e envolvimento dos educandos nas aulas.