A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS ELABORADOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
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Tem como objetivo demonstrar, histórica e cientificamente a importância dos conhecimentos elaborados para a garantia da função social da educação escolar a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. A relevância desse estudo se dá pela predominância das pedagogias do “aprender a aprender”, o que tem promovido o esvaziamento dos conteúdos elaborados e sistematizados nas instituições de ensino na Educação Básica e, consequentemente, a desvalorização do papel do professor e da educação escolar para o desenvolvimento psíquico e apropriação dos conhecimentos, de níveis mais complexos, pelos alunos. O estudo está ancorado nos fundamentos teóricos-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica a qual defende que os conhecimentos elaborados são criados a partir de estudos sistematizados e dos saberes historicamente desenvolvidos, para respaldar a pesquisa realizou-se leituras amparadas nos seguintes teóricos: Saviani (2005; 2011), Duarte (2013; 2021), Libâneo (2015), Martins (2013; 2021), entre outros. No escopo desta pesquisa evidencia-se a indissociabilidade entre os aspectos didático-pedagógico do processo de ensino e aprendizagem, em consonância com os conhecimentos elaborados pela humanidade, considerando-os como igualmente cruciais para os aspectos teóricos e práticos que visam a eficácia do trabalho docente. 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