Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONVERGÊNCIAS E TENSÕES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em maio de 2024, foram aprovadas novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores. Provavelmente, os principais impactos das novas diretrizes incorrerão nas licenciaturas oferecidas à distância, mas também os cursos presenciais passarão por profundas transformações para compor os quatro núcleos a partir dos quais os currículos deverão ser estruturados. Nesse trabalho, analisamos as proposições de quatro professores formadores que atuam num curso de Licenciatura em Matemática. Nosso foco tem sido seu trabalho de elaboração de disciplinas que comporão o Núcleo denominado Estudos de Formação Geral. Os recursos metodológicos empregados foram a análise documental e a observação participante. As principais articulações do grupo têm ocorrido em torno de disciplinas que buscam dar resposta aos desafios de: 1) promover estudos de aspectos éticos, didáticos e comportamentais no contexto do exercício profissional, articulando o saber acadêmico, a pesquisa, a extensão e a prática educativa e 2) garantir, aos futuros professores de matemática, a compreensão crítica de questões socioambientais, éticas, estéticas, políticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural. Para dar conta desses aspectos, foram criadas três novas disciplinas. Nas reuniões e na escrita dos documentos necessários para a elaboração das ementas, a listagem de conteúdos e a proposição das bibliografias dessas disciplinas, emergiram histórias de vida e de formação, concepções, valores e relações interpessoais entre os participantes do processo. Esse fato, por um lado, promoveu a troca de saberes e a composição de convergências. Por outro lado, a construção conjunta também foi palco de tenções que refletem a dualidade da associação dos professores formadores ao ensino de matemática, em sua aproximação com os conhecimentos construídos pela Didática, ou à educação matemática, cujos maiores interesses se situam nos contextos históricos, sociais e culturais de geração, difusão e utilização do conhecimento matemático.

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