A pesquisa de Iniciação Científica em desenvolvimento, tem por objetivo apresentar resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura das investigações realizadas no Brasil sobre formação de professores, trabalho docente e políticas públicas educacionais. Para tal, foi utilizado como banco de dados para consulta, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, com foco principal em dissertações, teses e relatórios publicizadas entre os anos de 2002 a 2024. Por meio de uma delimitação de descritores segundo o aporte teórico-metodológico de revisão sistemática de literatura (Galvão & Ricarte, 2019-2020) foram feitas buscas avançadas, realizadas no referido site, com as seguintes palavras-chave: “mestrado/doutorado profissional”, “formação de professores”, “ensino de matemática”, “educação matemática” e “docência”, que resultou, até a presente data, um total de 271 dissertações, 91 teses e 1 relatório. Para a análise dos trabalhos selecionados foram considerados título, autor, ano de publicação/defesa, instituição de defesa e programa de pós-graduação. Como critérios de exclusão, foram considerados os trabalhos duplicados e teses e dissertações que não estão disponíveis para download na BDTD. A formação de professores focada neste trabalho pressupõe uma concepção da relação teoria e prática comprometida com uma formação ética. A reflexão que aqui se propõe visa, num primeiro momento, conhecer e elencar questões emergentes advindas de investigações sobre a prática docente. Os resultados mostram que até o momento, a quantidade de dissertações teve uma ascensão nos anos de 2016, 2019, 2021 e 2022, grande parte desses estudos são relacionados diretamente ao ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental ou posterior, outra parte relacionada a engenharia, pedagogia, ciências, biologia, química e até mesmo na área da saúde, como a fisioterapia. Uma análise, ainda panorâmica, nos diz também sobre o pouco tratamento quando o assunto é inclusão, registrando pouco mais de 5% dos trabalhos selecionados até o momento.