Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109813
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1330
    "inscrito_id" => 7023
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa que está em andamento, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/RS. Atende aos critérios da linha de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Matemática da Educação Básica do PPGECIM. Esse estudo tem como título “A Formação Continuada e a Avaliação em Larga Escala de Matemática: um olhar sobre a ação dos gestores e professores” e objetiva investigar como os gestores e professores de uma escola no município de Fortaleza - Ceará compreendem as possibilidades e necessidades para a melhoria do desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos pelas Avaliações Diagnósticas de Rede (ADRs). Busca também compreender de forma mais específica a contribuição do processo formativo realizado no contexto da escola em relação às avaliações externas, refletindo sobre os aspectos relevantes e os pontos de atenção que envolvem a temática. O procedimento metodológico se caracteriza por uma revisão de literatura complementada por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, faremos uso de instrumentos como roteiro de observações, diários de campo e questionário com questões abertas e fechadas que poderão subsidiar as necessidades de formação dos professores de matemática, monitores e gestão pedagógica. Os dados coletados serão analisados na perspectiva da análise de conteúdos no sentido de compreender as necessidades formativas dos gestores, dos professores de matemática e monitores da escola pesquisada em relação a intencionalidade da Rede quanto a aplicação das avaliações externas periódicas para a melhoria do ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7023_TB1330_20062024084532.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINALVA MARIA DA SILVA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "Edinalva Viana"
    "autor_email" => "dandeviana@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109813
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1330
    "inscrito_id" => 7023
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa que está em andamento, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/RS. Atende aos critérios da linha de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Matemática da Educação Básica do PPGECIM. Esse estudo tem como título “A Formação Continuada e a Avaliação em Larga Escala de Matemática: um olhar sobre a ação dos gestores e professores” e objetiva investigar como os gestores e professores de uma escola no município de Fortaleza - Ceará compreendem as possibilidades e necessidades para a melhoria do desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos pelas Avaliações Diagnósticas de Rede (ADRs). Busca também compreender de forma mais específica a contribuição do processo formativo realizado no contexto da escola em relação às avaliações externas, refletindo sobre os aspectos relevantes e os pontos de atenção que envolvem a temática. O procedimento metodológico se caracteriza por uma revisão de literatura complementada por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, faremos uso de instrumentos como roteiro de observações, diários de campo e questionário com questões abertas e fechadas que poderão subsidiar as necessidades de formação dos professores de matemática, monitores e gestão pedagógica. Os dados coletados serão analisados na perspectiva da análise de conteúdos no sentido de compreender as necessidades formativas dos gestores, dos professores de matemática e monitores da escola pesquisada em relação a intencionalidade da Rede quanto a aplicação das avaliações externas periódicas para a melhoria do ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7023_TB1330_20062024084532.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINALVA MARIA DA SILVA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "Edinalva Viana"
    "autor_email" => "dandeviana@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este projeto de pesquisa que está em andamento, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/RS. Atende aos critérios da linha de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Matemática da Educação Básica do PPGECIM. Esse estudo tem como título “A Formação Continuada e a Avaliação em Larga Escala de Matemática: um olhar sobre a ação dos gestores e professores” e objetiva investigar como os gestores e professores de uma escola no município de Fortaleza - Ceará compreendem as possibilidades e necessidades para a melhoria do desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos pelas Avaliações Diagnósticas de Rede (ADRs). Busca também compreender de forma mais específica a contribuição do processo formativo realizado no contexto da escola em relação às avaliações externas, refletindo sobre os aspectos relevantes e os pontos de atenção que envolvem a temática. O procedimento metodológico se caracteriza por uma revisão de literatura complementada por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, faremos uso de instrumentos como roteiro de observações, diários de campo e questionário com questões abertas e fechadas que poderão subsidiar as necessidades de formação dos professores de matemática, monitores e gestão pedagógica. Os dados coletados serão analisados na perspectiva da análise de conteúdos no sentido de compreender as necessidades formativas dos gestores, dos professores de matemática e monitores da escola pesquisada em relação a intencionalidade da Rede quanto a aplicação das avaliações externas periódicas para a melhoria do ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.