Este projeto de pesquisa que está em andamento, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/RS. Atende aos critérios da linha de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Matemática da Educação Básica do PPGECIM. Esse estudo tem como título “A Formação Continuada e a Avaliação em Larga Escala de Matemática: um olhar sobre a ação dos gestores e professores” e objetiva investigar como os gestores e professores de uma escola no município de Fortaleza - Ceará compreendem as possibilidades e necessidades para a melhoria do desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos pelas Avaliações Diagnósticas de Rede (ADRs). Busca também compreender de forma mais específica a contribuição do processo formativo realizado no contexto da escola em relação às avaliações externas, refletindo sobre os aspectos relevantes e os pontos de atenção que envolvem a temática. O procedimento metodológico se caracteriza por uma revisão de literatura complementada por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, faremos uso de instrumentos como roteiro de observações, diários de campo e questionário com questões abertas e fechadas que poderão subsidiar as necessidades de formação dos professores de matemática, monitores e gestão pedagógica. Os dados coletados serão analisados na perspectiva da análise de conteúdos no sentido de compreender as necessidades formativas dos gestores, dos professores de matemática e monitores da escola pesquisada em relação a intencionalidade da Rede quanto a aplicação das avaliações externas periódicas para a melhoria do ensino e aprendizagem.