A FORMAÇÃO CONTINUADA E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109813 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1330 "inscrito_id" => 7023 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES" "resumo" => "Este projeto de pesquisa que está em andamento, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/RS. Atende aos critérios da linha de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Matemática da Educação Básica do PPGECIM. Esse estudo tem como título “A Formação Continuada e a Avaliação em Larga Escala de Matemática: um olhar sobre a ação dos gestores e professores” e objetiva investigar como os gestores e professores de uma escola no município de Fortaleza - Ceará compreendem as possibilidades e necessidades para a melhoria do desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos pelas Avaliações Diagnósticas de Rede (ADRs). Busca também compreender de forma mais específica a contribuição do processo formativo realizado no contexto da escola em relação às avaliações externas, refletindo sobre os aspectos relevantes e os pontos de atenção que envolvem a temática. O procedimento metodológico se caracteriza por uma revisão de literatura complementada por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, faremos uso de instrumentos como roteiro de observações, diários de campo e questionário com questões abertas e fechadas que poderão subsidiar as necessidades de formação dos professores de matemática, monitores e gestão pedagógica. Os dados coletados serão analisados na perspectiva da análise de conteúdos no sentido de compreender as necessidades formativas dos gestores, dos professores de matemática e monitores da escola pesquisada em relação a intencionalidade da Rede quanto a aplicação das avaliações externas periódicas para a melhoria do ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7023_TB1330_20062024084532.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINALVA MARIA DA SILVA VIANA" "autor_nome_curto" => "Edinalva Viana" "autor_email" => "dandeviana@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109813 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1330 "inscrito_id" => 7023 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES" "resumo" => "Este projeto de pesquisa que está em andamento, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/RS. Atende aos critérios da linha de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Matemática da Educação Básica do PPGECIM. Esse estudo tem como título “A Formação Continuada e a Avaliação em Larga Escala de Matemática: um olhar sobre a ação dos gestores e professores” e objetiva investigar como os gestores e professores de uma escola no município de Fortaleza - Ceará compreendem as possibilidades e necessidades para a melhoria do desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos pelas Avaliações Diagnósticas de Rede (ADRs). Busca também compreender de forma mais específica a contribuição do processo formativo realizado no contexto da escola em relação às avaliações externas, refletindo sobre os aspectos relevantes e os pontos de atenção que envolvem a temática. O procedimento metodológico se caracteriza por uma revisão de literatura complementada por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, faremos uso de instrumentos como roteiro de observações, diários de campo e questionário com questões abertas e fechadas que poderão subsidiar as necessidades de formação dos professores de matemática, monitores e gestão pedagógica. Os dados coletados serão analisados na perspectiva da análise de conteúdos no sentido de compreender as necessidades formativas dos gestores, dos professores de matemática e monitores da escola pesquisada em relação a intencionalidade da Rede quanto a aplicação das avaliações externas periódicas para a melhoria do ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7023_TB1330_20062024084532.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINALVA MARIA DA SILVA VIANA" "autor_nome_curto" => "Edinalva Viana" "autor_email" => "dandeviana@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }