Neste trabalho pretendemos investigar sobre o uso das redes sociais no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos do ensino fundamental. Para tanto, temos como pergunta de pesquisa o seguinte questionamento: como o professor utiliza as redes sociais no processo de ensino-aprendizagem? Nosso objetivo geral é conhecer as perspectivas dos docentes acerca do desenvolvimento da leitura e da escrita nas redes sociais. Mais especificamente: refletir acerca da leitura e da escrita em ambientes virtuais e conhecer a visão do professor sobre as novas tecnologias no ensino. Buscamos as concepções de Lorenzo (2013), Moran (2013) e Kenski (2004), no sentido de construir uma perspectiva do trabalho sobre o uso das redes sociais no campo educacional. Partindo disso, utilizamos o estudo de caso, com o objetivo de coletar informações através de um questionário, composto por questões semiabertas, que nos possibilitou investigar como está sendo desenvolvido o ensino através dos meios tecnológicos. Portanto, conseguimos fazer uma reflexão sobre o uso das tecnologias no campo educacional, através de um questionário de pesquisa realizado pelos professores.