No contexto atual, a educação a distância (EAD) desempenha um papel crucial na disseminação do conhecimento, especialmente diante de desafios como a pandemia de COVID-19. Este relato de experiência visa explorar as contribuições da EAD no cenário educacional contemporâneo. Tendo como objetivo relatar as experiências vivenciadas a partir das contribuições da educação a distância para a aprendizagem e o acesso ao ensino em diferentes contextos, considerando as demandas e os desafios enfrentados pela sociedade atualmente. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, a partir da pesquisa descritiva por meio do relato de experiência, foram coletados dados a partir de anotações em diário de campo, em que docentes de uma instituição de ensino superior privada do interior do Ceará realizaram. Os resultados revelaram que a EAD oferece flexibilidade de horários e locais, possibilitando o acesso à educação para um público diversificado, incluindo aqueles com restrições de tempo ou geográficas. Além disso, o EAD estimula a autonomia do aluno, promovendo a autorregulação da aprendizagem. No entanto, foram identificados desafios, como índices crescentes de evasão logo no primeiro semestre, infraestrutura tecnológica adequada e a adaptação dos métodos de ensino para o ambiente virtual. Em conclusão, o EAD apresenta contribuições significativas para a democratização do acesso à educação e para a inovação pedagógica. No entanto, é fundamental investir em políticas e recursos que garantam a qualidade e a equidade no ensino a distância.