UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS PLANOS DE UNIDADE DIDÁTICA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFCE
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A proficiência em Libras varia consideravelmente de acordo com as oportunidades de aprendizado e prática, sendo essencial para a construção da identidade surda e a participação plena na sociedade, conforme Strobel (2009), Newport (1999) e Ladd (2013). O desenvolvimento da linguística das línguas de sinais permitiu a compreensão e descrição dessas línguas, destacando sua natureza visual e espacial, bem como sua eficácia na comunicação, como apontado por Quadros (2019) e Gesser (2012). No entanto, a diversidade de abordagens na educação de surdos reflete a complexidade do tema e a necessidade de uma política curricular que reconheça e valorize a Libras como língua de instrução (BRASIL, 2021). O ensino de Libras no contexto brasileiro enfrenta desafios, como a falta de unidade institucional e reconhecimento institucional, resultando em variações na carga horária e nos conteúdos programáticos. 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