TRILHAS ECOLÓGICAS DO CRATO: TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA NO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111138 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 11199 "titulo" => "TRILHAS ECOLÓGICAS DO CRATO: TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA\u{A0}NO\u{A0}ENSINO\u{A0}MÉDIO" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do aplicativo mobile Trilhas Ecológicas do Crato (TEC), criado por um grupo de estudantes durante a participação na eletiva de Pensamento Computacional em uma escola de nível médio em Tempo Integral no interior do estado do Ceará. Para a primeira parte do trabalho, foram utilizados importantes mecanismos para estruturação e elaboração do pensamento crítico e criativo, com algumas divisões de conteúdos via PROGRAME_CE, em parceria com a UFC, SEDUC e com IFCE Campus Juazeiro do Norte. O projeto do App, foi o produto final de um trabalho desenvolvido por mais de um ano através da aplicação de três módulos que abordaram linguagem de programação, matemática computacional e, ainda, programação visual e convencional utilizando a linguagem python. O último módulo, abordou uma segmentação sistemática de conteúdos, para que os alunos pudessem realizar o planejamento e estruturar a ideia para aplicar no ambiente de programação. Para tanto, utilizou-se o Design Thinking, mapa conceitual até chegar na prototipação do App Mobile. Este aplicativo foi criado com o intuito de localizar espaços naturais permitindo uma maior interação com o ecossistema local, facilitando visitas em áreas preservadas, podendo estimular o público a caminhar e refletir sobre conservação ambiental. Além disso, O TEC, apresenta um leitor de Qr Code que possibilita a leitura de códigos em espaços históricos dentro da cidade do Crato-CE, buscando informações sobre os monumentos e espaços, estimulando passeios e visitas aos pontos turísticos da cidade, tornando-o ferramenta de acesso à informação, que estimula a busca por conhecimento histórico local. Deste modo, a desmistificação da tecnologia aliado à educação, oportunizou a criação e o desenvolvimento aplicado em áreas chaves na região, educação ambiental e cultura, estimulando a solução de problemas cotidianos de forma dinâmica e interativa, tornando o estudante protagonista de seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11199_TB3183_27102024055158.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELY IZABEL DE SOUZA DUARTE" "autor_nome_curto" => "IZABEL" "autor_email" => "isabel.rafaely@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111138 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 11199 "titulo" => "TRILHAS ECOLÓGICAS DO CRATO: TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA\u{A0}NO\u{A0}ENSINO\u{A0}MÉDIO" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do aplicativo mobile Trilhas Ecológicas do Crato (TEC), criado por um grupo de estudantes durante a participação na eletiva de Pensamento Computacional em uma escola de nível médio em Tempo Integral no interior do estado do Ceará. Para a primeira parte do trabalho, foram utilizados importantes mecanismos para estruturação e elaboração do pensamento crítico e criativo, com algumas divisões de conteúdos via PROGRAME_CE, em parceria com a UFC, SEDUC e com IFCE Campus Juazeiro do Norte. O projeto do App, foi o produto final de um trabalho desenvolvido por mais de um ano através da aplicação de três módulos que abordaram linguagem de programação, matemática computacional e, ainda, programação visual e convencional utilizando a linguagem python. O último módulo, abordou uma segmentação sistemática de conteúdos, para que os alunos pudessem realizar o planejamento e estruturar a ideia para aplicar no ambiente de programação. Para tanto, utilizou-se o Design Thinking, mapa conceitual até chegar na prototipação do App Mobile. Este aplicativo foi criado com o intuito de localizar espaços naturais permitindo uma maior interação com o ecossistema local, facilitando visitas em áreas preservadas, podendo estimular o público a caminhar e refletir sobre conservação ambiental. Além disso, O TEC, apresenta um leitor de Qr Code que possibilita a leitura de códigos em espaços históricos dentro da cidade do Crato-CE, buscando informações sobre os monumentos e espaços, estimulando passeios e visitas aos pontos turísticos da cidade, tornando-o ferramenta de acesso à informação, que estimula a busca por conhecimento histórico local. Deste modo, a desmistificação da tecnologia aliado à educação, oportunizou a criação e o desenvolvimento aplicado em áreas chaves na região, educação ambiental e cultura, estimulando a solução de problemas cotidianos de forma dinâmica e interativa, tornando o estudante protagonista de seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11199_TB3183_27102024055158.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELY IZABEL DE SOUZA DUARTE" "autor_nome_curto" => "IZABEL" "autor_email" => "isabel.rafaely@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }