A contação de histórias na Educação Infantil é uma prática pedagógica que contribui para o desenvolvimento integral das crianças, propiciando benefícios que vão além de apenas uma atividade divertida. Através dessa prática, as crianças ampliam seu vocabulário, exploram novos mundos por meio de sua imaginação, desenvolvem habilidades sociais e emocionais, ficam expostas a novas palavras, ampliando também suas habilidades de atenção e escuta, suas expressividades e a capacidade de ouvir o outro. Ao serem expostas a histórias ricas em variedades linguísticas, as crianças são capazes de desenvolver a oralidade, criatividade e o pensamento crítico. Nesse sentido, o trabalho visa apresentar a importância da contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, fundamentada nos documentos orientadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, além das concepções de Abramovich (1977), que destaca a importância da contação de histórias como um precursor na formação do leitor e no estímulo ao imaginário infantil para lidar com as questões existentes em seu mundo. Também se consideram as contribuições de Freire (2005), Machado (2002), Rangel (1999), Faria (2010), Amarilha (1997) e dentre outros. Portanto, a pesquisa busca evidenciar a importância da contação de histórias na educação infantil, contribuindo para a construção da identidade do educando e para seu desenvolvimento integral, uma vez que, por meio das narrativas, são formados leitores ouvintes, e ao promover uma cultura de contação de histórias, investe-se no futuro das crianças, capacitando-as a se tornarem leitores ativos e pensadores críticos.