Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABRAÇOS LITERÁRIOS: INTEGRAR LITERATURA E OUTRAS ARTES, PARA CONECTAR VIVERES E SABERES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111479
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3673
    "inscrito_id" => 5983
    "titulo" => "ABRAÇOS LITERÁRIOS: INTEGRAR LITERATURA E OUTRAS ARTES, PARA CONECTAR VIVERES E SABERES"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da versão 2023 do projeto de extensão “Abraços literários” desenvolvido por meio de vivências literárias experienciadas no estabelecimento de relações dialógicas entre discentes do ensino técnico integrado ao médio do IFPB Campus Esperança, e discentes do 7º ano da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou contribuir com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; esse trabalho considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, os objetos de leitura literária, canônicas ou não, advindas dos participantes, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016), Naro (2014), Pètit (s/d) e Soares (2011). As vivências foram realizadas semanalmente, contemplando gêneros, temas e/ou autores diversos, dentre os quais Liberte um poema; Um giro com Quintana; Abraçando a inclusão e a diversidade: um encontro entre Flicts, de Ziraldo, e O extraordinário, de R. J. Palacio. Como resultados, houve a participação em eventos internos e externos, como O setembro amarelo, a FLIBARRA, Mostra de Pesquisa, Extensão e Inclusão do IFPB -ES; Um abraço em literatura de autoria negra. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5983_TB3673_27102024150852.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA SOUTO"
    "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111479
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3673
    "inscrito_id" => 5983
    "titulo" => "ABRAÇOS LITERÁRIOS: INTEGRAR LITERATURA E OUTRAS ARTES, PARA CONECTAR VIVERES E SABERES"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da versão 2023 do projeto de extensão “Abraços literários” desenvolvido por meio de vivências literárias experienciadas no estabelecimento de relações dialógicas entre discentes do ensino técnico integrado ao médio do IFPB Campus Esperança, e discentes do 7º ano da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou contribuir com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; esse trabalho considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, os objetos de leitura literária, canônicas ou não, advindas dos participantes, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016), Naro (2014), Pètit (s/d) e Soares (2011). As vivências foram realizadas semanalmente, contemplando gêneros, temas e/ou autores diversos, dentre os quais Liberte um poema; Um giro com Quintana; Abraçando a inclusão e a diversidade: um encontro entre Flicts, de Ziraldo, e O extraordinário, de R. J. Palacio. Como resultados, houve a participação em eventos internos e externos, como O setembro amarelo, a FLIBARRA, Mostra de Pesquisa, Extensão e Inclusão do IFPB -ES; Um abraço em literatura de autoria negra. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5983_TB3673_27102024150852.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA SOUTO"
    "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da versão 2023 do projeto de extensão “Abraços literários” desenvolvido por meio de vivências literárias experienciadas no estabelecimento de relações dialógicas entre discentes do ensino técnico integrado ao médio do IFPB Campus Esperança, e discentes do 7º ano da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou contribuir com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; esse trabalho considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, os objetos de leitura literária, canônicas ou não, advindas dos participantes, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016), Naro (2014), Pètit (s/d) e Soares (2011). As vivências foram realizadas semanalmente, contemplando gêneros, temas e/ou autores diversos, dentre os quais Liberte um poema; Um giro com Quintana; Abraçando a inclusão e a diversidade: um encontro entre Flicts, de Ziraldo, e O extraordinário, de R. J. Palacio. Como resultados, houve a participação em eventos internos e externos, como O setembro amarelo, a FLIBARRA, Mostra de Pesquisa, Extensão e Inclusão do IFPB -ES; Um abraço em literatura de autoria negra. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.