A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA NA INCLUSÃO DOS PCDS: OS DIÁLOGOS INCLUSIVOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110924 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2886 "inscrito_id" => 10034 "titulo" => "A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA NA INCLUSÃO DOS PCDS: OS DIÁLOGOS INCLUSIVOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA" "resumo" => "A inclusão dos educandos PcD´s, uma necessidade e um desafio para todos, pressupõe a parceria entre a Escola e a família desses estudantes. A escuta e o acolhimento dos pais/responsáveis desses estudantes pelos professores com a partilha de informações que só os responsáveis dominam sobre o processo de desenvolvimento e mecanismos que potencializam o avanço desses alunos na Escola, pretende sensibilizar os professores para as adaptações curriculares para os alunos PcD’s, bem como favorecer o planejamento de atividades que melhor atendam as especificidades, interesses e necessidades dos referidos alunos. Nesse sentido, a Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II da EAUFPA vem realizando o Projeto “Diálogos Inclusivos” a fim de avançar no atendimento dos 26 alunos PcD’s atendidos pela referida Coordenação. A avaliação do referido Projeto, em andamento, demonstra o potencial da parceria, da escuta e do acolhimento dos pais/responsáveis, além da sensibilização dos professores para o maior comprometimento e consequentemente para o avanço do processo de inclusão. Consideramos que incluir vai além da simples integração dos alunos PcD’s às turmas, mas envolve um olhar amoroso e diferenciado e ainda uma prática docente que de fato leve em conta as características, necessidades e interesses desses estudantes, implicando em adaptações curriculares, dos materiais de ensino e das metodologias condizentes com o nível de desenvolvimento em que os educandos se encontram. Os Diálogos formativos, como espaço-tempo de escuta sensível e de partilha de conhecimentos entre pais e professores, constituem-se como ponto de partida para a melhoria das aulas e do processo de garantia de aprendizagem de todos os alunos, incluindo os educandos PcD’s." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10034_TB2886_26102024221531.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EULÁLIA SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "EULÁLIA" "autor_email" => "eulaliasoaresvieira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110924 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2886 "inscrito_id" => 10034 "titulo" => "A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA NA INCLUSÃO DOS PCDS: OS DIÁLOGOS INCLUSIVOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA" "resumo" => "A inclusão dos educandos PcD´s, uma necessidade e um desafio para todos, pressupõe a parceria entre a Escola e a família desses estudantes. A escuta e o acolhimento dos pais/responsáveis desses estudantes pelos professores com a partilha de informações que só os responsáveis dominam sobre o processo de desenvolvimento e mecanismos que potencializam o avanço desses alunos na Escola, pretende sensibilizar os professores para as adaptações curriculares para os alunos PcD’s, bem como favorecer o planejamento de atividades que melhor atendam as especificidades, interesses e necessidades dos referidos alunos. Nesse sentido, a Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II da EAUFPA vem realizando o Projeto “Diálogos Inclusivos” a fim de avançar no atendimento dos 26 alunos PcD’s atendidos pela referida Coordenação. A avaliação do referido Projeto, em andamento, demonstra o potencial da parceria, da escuta e do acolhimento dos pais/responsáveis, além da sensibilização dos professores para o maior comprometimento e consequentemente para o avanço do processo de inclusão. Consideramos que incluir vai além da simples integração dos alunos PcD’s às turmas, mas envolve um olhar amoroso e diferenciado e ainda uma prática docente que de fato leve em conta as características, necessidades e interesses desses estudantes, implicando em adaptações curriculares, dos materiais de ensino e das metodologias condizentes com o nível de desenvolvimento em que os educandos se encontram. Os Diálogos formativos, como espaço-tempo de escuta sensível e de partilha de conhecimentos entre pais e professores, constituem-se como ponto de partida para a melhoria das aulas e do processo de garantia de aprendizagem de todos os alunos, incluindo os educandos PcD’s." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10034_TB2886_26102024221531.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EULÁLIA SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "EULÁLIA" "autor_email" => "eulaliasoaresvieira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }