O estágio é um período muito importante para os acadêmicos dos cursos de licenciatura, pois para muitos, é o primeiro contato com a sala de aula na função de professor. O Estágio Supervisionado I mencionado neste trabalho foi realizado no segundo semestre do ano de 2023, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Seu objetivo foi proporcionar a observação e a vivência da realidade escolar, bem como a aplicação de intervenções e a aquisição de experiência na prática docente, possibilitando a construção de uma postura reflexiva e crítica em relação à carreira docente. A proposta deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas na disciplina de Ciências com uma turma de 8° ano em uma escola do interior do município de Sobral, no Ceará. A primeira parte da atividade de intervenção consistiu em uma revisão do conteúdo de energias renováveis, previamente ministrado pelo professor da disciplina e supervisor do estágio, com enfoque no hidrogênio molecular e suas diferentes cores, conforme o nível de poluição associado à sua obtenção. Em seguida, a turma de 31 alunos foi dividida em duas equipes para a realização de dois experimentos de produção do gás hidrogênio. Durante as atividades práticas desenvolvidas, os estudantes foram constantemente questionados visando incentivar a participação efetiva da turma e a compreensão de todas as etapas dos experimentos, o que contribuiu para o desenvolvimento da curiosidade científica e do pensamento crítico dos discentes. Por fim, foi aplicado um questionário oral acerca do tema das aulas teórica e experimental. Em suma, foi observado que a utilização do experimentalismo, quando alinhado a uma discussão crítica e investigativa acerca dos fatos observados, representou uma abordagem dinâmica e participativa nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, estimulando-os a aplicar o conhecimento teórico em prática.