Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EXPERIMENTALISMO COM DISCUSSÃO CRÍTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110735
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2616
    "inscrito_id" => 10690
    "titulo" => "INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EXPERIMENTALISMO COM DISCUSSÃO CRÍTICA"
    "resumo" => "O estágio é um período muito importante para os acadêmicos dos cursos de licenciatura, pois para muitos, é o primeiro contato com a sala de aula na função de professor. O Estágio Supervisionado I mencionado neste trabalho foi realizado no segundo semestre do ano de 2023, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Seu objetivo foi proporcionar a observação e a vivência da realidade escolar, bem como a aplicação de intervenções e a aquisição de experiência na prática docente, possibilitando a construção de uma postura reflexiva e crítica em relação à carreira docente. A proposta deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas na disciplina de Ciências com uma turma de 8° ano em uma escola do interior do município de Sobral, no Ceará. A primeira parte da atividade de intervenção consistiu em uma revisão do conteúdo de energias renováveis, previamente ministrado pelo professor da disciplina e supervisor do estágio, com enfoque no hidrogênio molecular e suas diferentes cores, conforme o nível de poluição associado à sua obtenção. Em seguida, a turma de 31 alunos foi dividida em duas equipes para a realização de dois experimentos de produção do gás hidrogênio. Durante as atividades práticas desenvolvidas, os estudantes foram constantemente questionados visando incentivar a participação efetiva da turma e a compreensão de todas as etapas dos experimentos, o que contribuiu para o desenvolvimento da curiosidade científica e do pensamento crítico dos discentes. Por fim, foi aplicado um questionário oral acerca do tema das aulas teórica e experimental. Em suma, foi observado que a utilização do experimentalismo, quando alinhado a uma discussão crítica e investigativa acerca dos fatos observados, representou uma abordagem dinâmica e participativa nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, estimulando-os a aplicar o conhecimento teórico em prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10690_TB2616_27102024223537.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RODRIGUES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ALMEIDA"
    "autor_email" => "andre.rodrigues.uni@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110735
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2616
    "inscrito_id" => 10690
    "titulo" => "INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EXPERIMENTALISMO COM DISCUSSÃO CRÍTICA"
    "resumo" => "O estágio é um período muito importante para os acadêmicos dos cursos de licenciatura, pois para muitos, é o primeiro contato com a sala de aula na função de professor. O Estágio Supervisionado I mencionado neste trabalho foi realizado no segundo semestre do ano de 2023, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Seu objetivo foi proporcionar a observação e a vivência da realidade escolar, bem como a aplicação de intervenções e a aquisição de experiência na prática docente, possibilitando a construção de uma postura reflexiva e crítica em relação à carreira docente. A proposta deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas na disciplina de Ciências com uma turma de 8° ano em uma escola do interior do município de Sobral, no Ceará. A primeira parte da atividade de intervenção consistiu em uma revisão do conteúdo de energias renováveis, previamente ministrado pelo professor da disciplina e supervisor do estágio, com enfoque no hidrogênio molecular e suas diferentes cores, conforme o nível de poluição associado à sua obtenção. Em seguida, a turma de 31 alunos foi dividida em duas equipes para a realização de dois experimentos de produção do gás hidrogênio. Durante as atividades práticas desenvolvidas, os estudantes foram constantemente questionados visando incentivar a participação efetiva da turma e a compreensão de todas as etapas dos experimentos, o que contribuiu para o desenvolvimento da curiosidade científica e do pensamento crítico dos discentes. Por fim, foi aplicado um questionário oral acerca do tema das aulas teórica e experimental. Em suma, foi observado que a utilização do experimentalismo, quando alinhado a uma discussão crítica e investigativa acerca dos fatos observados, representou uma abordagem dinâmica e participativa nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, estimulando-os a aplicar o conhecimento teórico em prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10690_TB2616_27102024223537.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RODRIGUES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ALMEIDA"
    "autor_email" => "andre.rodrigues.uni@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estágio é um período muito importante para os acadêmicos dos cursos de licenciatura, pois para muitos, é o primeiro contato com a sala de aula na função de professor. O Estágio Supervisionado I mencionado neste trabalho foi realizado no segundo semestre do ano de 2023, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Seu objetivo foi proporcionar a observação e a vivência da realidade escolar, bem como a aplicação de intervenções e a aquisição de experiência na prática docente, possibilitando a construção de uma postura reflexiva e crítica em relação à carreira docente. A proposta deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas na disciplina de Ciências com uma turma de 8° ano em uma escola do interior do município de Sobral, no Ceará. A primeira parte da atividade de intervenção consistiu em uma revisão do conteúdo de energias renováveis, previamente ministrado pelo professor da disciplina e supervisor do estágio, com enfoque no hidrogênio molecular e suas diferentes cores, conforme o nível de poluição associado à sua obtenção. Em seguida, a turma de 31 alunos foi dividida em duas equipes para a realização de dois experimentos de produção do gás hidrogênio. Durante as atividades práticas desenvolvidas, os estudantes foram constantemente questionados visando incentivar a participação efetiva da turma e a compreensão de todas as etapas dos experimentos, o que contribuiu para o desenvolvimento da curiosidade científica e do pensamento crítico dos discentes. Por fim, foi aplicado um questionário oral acerca do tema das aulas teórica e experimental. Em suma, foi observado que a utilização do experimentalismo, quando alinhado a uma discussão crítica e investigativa acerca dos fatos observados, representou uma abordagem dinâmica e participativa nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, estimulando-os a aplicar o conhecimento teórico em prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.