As discussões sobre T. E.A, tem-se intensificado significadamente nos últimos anos, principalmente na área da saúde e da educação, onde diversos pesquisadores, dos mais variados campos de atuação, buscam compreender as causas e explicações do autismo. É importante destacar os avanços significativos em relação ao diagnóstico e tratamento do T.E.A, onde cada vez mais, as discussões apontam para novas descobertas e entendimento sobre esse tema. No T. E.A podemos identificar indivíduos com diversas particularidades, sendo a ausência da fala, uma dessas características. O autismo não verbal, - que representa a condição do aluno que iremos descrever nesse trabalho -, caracteriza-se pela ausência ou limitação na fala e na linguagem verbal do indivíduo, onde os mesmos, acabam utilizando outras formas de comunicação para se expressarem. O presente trabalho, trata-se de um relato de experiência sobre a prática musical desenvolvida com um aluno autista não verbal, nas aulas de artes de uma escola pública de tempo integral, localizada no município de Parauapebas – PA. Compartilharemos nossas estratégias e ações para se trabalhar na perspectiva inclusiva, onde a música foi utilizada como ferramenta principal para a inclusão deste aluno nas atividades escolares. Diversos estudos, mostram a importância da música para o desenvolvimento social, intelectual, afetivo emocional e físico-motor, de indivíduos com T.E.A. Portanto, a linguagem musical contribui de forma significativa para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, além disso, também possui a capacidade de estimular todas as regiões cerebrais e subsistemas neurais, tornando-se uma importante ferramenta para se trabalhar o desenvolvimento integral de um aluno autista não verbal.