MÚSICA E INCLUSÃO: O RELATO DE UMA PRÁTICA COM UM ALUNO AUTISTA NÃO VERBAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114930 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8665 "inscrito_id" => 20733 "titulo" => "MÚSICA E INCLUSÃO: O RELATO DE UMA PRÁTICA COM UM ALUNO AUTISTA NÃO VERBAL" "resumo" => "As discussões sobre T. E.A, tem-se intensificado significadamente nos últimos anos, principalmente na área da saúde e da educação, onde diversos pesquisadores, dos mais variados campos de atuação, buscam compreender as causas e explicações do autismo. É importante destacar os avanços significativos em relação ao diagnóstico e tratamento do T.E.A, onde cada vez mais, as discussões apontam para novas descobertas e entendimento sobre esse tema. No T. E.A podemos identificar indivíduos com diversas particularidades, sendo a ausência da fala, uma dessas características. O autismo não verbal, - que representa a condição do aluno que iremos descrever nesse trabalho -, caracteriza-se pela ausência ou limitação na fala e na linguagem verbal do indivíduo, onde os mesmos, acabam utilizando outras formas de comunicação para se expressarem. O presente trabalho, trata-se de um relato de experiência sobre a prática musical desenvolvida com um aluno autista não verbal, nas aulas de artes de uma escola pública de tempo integral, localizada no município de Parauapebas – PA. Compartilharemos nossas estratégias e ações para se trabalhar na perspectiva inclusiva, onde a música foi utilizada como ferramenta principal para a inclusão deste aluno nas atividades escolares. Diversos estudos, mostram a importância da música para o desenvolvimento social, intelectual, afetivo emocional e físico-motor, de indivíduos com T.E.A. Portanto, a linguagem musical contribui de forma significativa para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, além disso, também possui a capacidade de estimular todas as regiões cerebrais e subsistemas neurais, tornando-se uma importante ferramenta para se trabalhar o desenvolvimento integral de um aluno autista não verbal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20733_TB8665_07082024114426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE BARBOSA DE SOUSA LEAL" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "delleal1@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114930 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8665 "inscrito_id" => 20733 "titulo" => "MÚSICA E INCLUSÃO: O RELATO DE UMA PRÁTICA COM UM ALUNO AUTISTA NÃO VERBAL" "resumo" => "As discussões sobre T. E.A, tem-se intensificado significadamente nos últimos anos, principalmente na área da saúde e da educação, onde diversos pesquisadores, dos mais variados campos de atuação, buscam compreender as causas e explicações do autismo. É importante destacar os avanços significativos em relação ao diagnóstico e tratamento do T.E.A, onde cada vez mais, as discussões apontam para novas descobertas e entendimento sobre esse tema. No T. E.A podemos identificar indivíduos com diversas particularidades, sendo a ausência da fala, uma dessas características. O autismo não verbal, - que representa a condição do aluno que iremos descrever nesse trabalho -, caracteriza-se pela ausência ou limitação na fala e na linguagem verbal do indivíduo, onde os mesmos, acabam utilizando outras formas de comunicação para se expressarem. O presente trabalho, trata-se de um relato de experiência sobre a prática musical desenvolvida com um aluno autista não verbal, nas aulas de artes de uma escola pública de tempo integral, localizada no município de Parauapebas – PA. Compartilharemos nossas estratégias e ações para se trabalhar na perspectiva inclusiva, onde a música foi utilizada como ferramenta principal para a inclusão deste aluno nas atividades escolares. Diversos estudos, mostram a importância da música para o desenvolvimento social, intelectual, afetivo emocional e físico-motor, de indivíduos com T.E.A. Portanto, a linguagem musical contribui de forma significativa para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, além disso, também possui a capacidade de estimular todas as regiões cerebrais e subsistemas neurais, tornando-se uma importante ferramenta para se trabalhar o desenvolvimento integral de um aluno autista não verbal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20733_TB8665_07082024114426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE BARBOSA DE SOUSA LEAL" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "delleal1@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }