O presente trabalho reforça o quanto a neurociência é importante para a educação e como isso reflete na formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades lúdicas tendem a contribuir significativamente para a aprendizagem, sob ótica da neurociência são essenciais para o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso que a presente pesquisa visa destacar as principais contribuições da relação neurociência e educação para a formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Bom Jardim – MA. O estudo foi desenvolvido mediante abordagem qualitativa, com pesquisa de campo exploratória, no qual aplicou-se práticas lúdicas com os alunos em sala de aula, visando desenvolver diversas habilidades intelectuais, emocionais, corporais, sensoriais, entre outras. Todas as práticas mencionadas partem de embasamento no aporte teórico: Almeida (2015), Carvalho (2014), Codea (2019), Siegel e Bryson (2015), dentre outros que abordam temáticas semelhantes ao estudo em questão. Partindo desse pressuposto, constatou-se que a relação neurociência e educação traz grandes benefícios para o processo de ensino aprendizagem e que a partir de conceitos da neurociência o educador pode ser mais objetivo e ter mais eficácia em relação atividades educativas visando a formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.