NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS LÚDICAS COMO ESTIMULO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BOM JARDIM -MA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110109 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1760 "inscrito_id" => 2785 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS LÚDICAS COMO ESTIMULO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BOM JARDIM -MA" "resumo" => "O presente trabalho reforça o quanto a neurociência é importante para a educação e como isso reflete na formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades lúdicas tendem a contribuir significativamente para a aprendizagem, sob ótica da neurociência são essenciais para o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso que a presente pesquisa visa destacar as principais contribuições da relação neurociência e educação para a formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Bom Jardim – MA. O estudo foi desenvolvido mediante abordagem qualitativa, com pesquisa de campo exploratória, no qual aplicou-se práticas lúdicas com os alunos em sala de aula, visando desenvolver diversas habilidades intelectuais, emocionais, corporais, sensoriais, entre outras. Todas as práticas mencionadas partem de embasamento no aporte teórico: Almeida (2015), Carvalho (2014), Codea (2019), Siegel e Bryson (2015), dentre outros que abordam temáticas semelhantes ao estudo em questão. Partindo desse pressuposto, constatou-se que a relação neurociência e educação traz grandes benefícios para o processo de ensino aprendizagem e que a partir de conceitos da neurociência o educador pode ser mais objetivo e ter mais eficácia em relação atividades educativas visando a formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2785_TB1760_19042024210242.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAILSON CHAVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TAILSON" "autor_email" => "thailsonchavesdeoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110109 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1760 "inscrito_id" => 2785 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS LÚDICAS COMO ESTIMULO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BOM JARDIM -MA" "resumo" => "O presente trabalho reforça o quanto a neurociência é importante para a educação e como isso reflete na formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades lúdicas tendem a contribuir significativamente para a aprendizagem, sob ótica da neurociência são essenciais para o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso que a presente pesquisa visa destacar as principais contribuições da relação neurociência e educação para a formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Bom Jardim – MA. O estudo foi desenvolvido mediante abordagem qualitativa, com pesquisa de campo exploratória, no qual aplicou-se práticas lúdicas com os alunos em sala de aula, visando desenvolver diversas habilidades intelectuais, emocionais, corporais, sensoriais, entre outras. Todas as práticas mencionadas partem de embasamento no aporte teórico: Almeida (2015), Carvalho (2014), Codea (2019), Siegel e Bryson (2015), dentre outros que abordam temáticas semelhantes ao estudo em questão. Partindo desse pressuposto, constatou-se que a relação neurociência e educação traz grandes benefícios para o processo de ensino aprendizagem e que a partir de conceitos da neurociência o educador pode ser mais objetivo e ter mais eficácia em relação atividades educativas visando a formação integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2785_TB1760_19042024210242.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAILSON CHAVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TAILSON" "autor_email" => "thailsonchavesdeoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }