A monitoria acadêmica consiste em uma atividade pedagógica de apoio ao acadêmico, visando esclarecer dúvidas e aprofundar os conhecimentos referentes à disciplina. Nessa perspectiva, os flashcards atualmente são uma ferramenta de grande relevância no aprendizado, permitindo a rememoração dos conteúdos. Nesse âmbito, a Clínica de Diagnóstico I é uma disciplina que requer pensamentos e conexões rápidas. A principal finalidade é ressaltar o uso de metodologia ativa com flashcards e o seu auxílio diante fixação dos conteúdos, com o fito de reforçar o modo de aprendizagem e incentivo. O presente estudo de abordagem mista, traz informações literárias da base de dados Scielo, em português, dos últimos 05 anos, nos quais foram integrados a temática principal e excluídos os que não respondiam à pergunta de pesquisa, com descritores: “Teste de Memória e Aprendizagem”; “Mentoria”; “Revisão”; “Diagnóstico Clínico”. Mas também, foi coletado resposta dos 36 estudantes do 4º semestre do curso de Odontologia do UNINTA em Tianguá-CE para mensurar a qualidade da estratégia de abordagem com flashcards sobre os assuntos da disciplina de Clínica de Diagnóstico I. Os flashcards tem se mostrado como recursos de aprendizagem altamente eficazes na área da saúde, o que foi evidenciado na disciplina Clínica de Diagnóstico I, na qual 96% dos estudantes avaliaram como excelente a dinâmica dos flashcards na retenção de informações e a capacidade de memorização dos conteúdos. Permitindo assim, a revisão rápida e frequente de conceitos-chave, facilitando a assimilação e a aplicação do conhecimento na prática clínica, tornando-os uma opção conveniente para os estudantes da saúde que buscam aprimorar seus conhecimentos em diagnóstico clínico. Dessa forma, podemos observar que rememorar os assuntos através de flashcards ao longo do semestre ajuda na fixação dos conteúdos e consequentemente traz mais dinamicidade para a abordagem pedagógica, sendo assim, uma ótima estratégia de ensino-aprendizagem e entrosamento dos acadêmicos.