O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO INSTIGADOR DA PSICOMOTRICIDADE E RELAÇÃO SOCIAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110357 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2114 "inscrito_id" => 10289 "titulo" => "O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO INSTIGADOR DA PSICOMOTRICIDADE E RELAÇÃO SOCIAL." "resumo" => "O professor de Educação Física desempenha um papel essencial no desenvolvimento psicomotor e social dos alunos. Ao integrar aspectos da educação física, psicomotricidade e interação social, o professor pode promover um crescimento integral dos estudantes. A psicomotricidade é central nesse processo, pois trabalha o aprimoramento das funções motoras e a estruturação do esquema corporal. Além disso, as interações sociais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano. O estudo foi realizado em uma escola particular com crianças do ensino fundamental, utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva. Durante o estágio, foram realizadas diversas atividades interativas, incluindo brincadeiras populares e jogos cooperativos, que estimularam não apenas a interação entre os alunos, mas também o desenvolvimento psicomotor. Os resultados evidenciaram a eficácia dessas atividades para promover habilidades motoras e sociais nas crianças. Em síntese, o estudo destaca a importância da abordagem lúdica e cooperativa na aula de Educação Física para o crescimento integral dos alunos. O professor atua como mediador dessas experiências, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças. As atividades realizadas não apenas promovem o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também contribuem para a formação de habilidades sociais e emocionais nas crianças, preparando-as para a vida em sociedade. Assim, o estudo reforça a relevância da atuação do professor de Educação Física como facilitador do desenvolvimento integral dos alunos, enfatizando a importância da interação social e do estímulo psicomotor no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10289_TB2114_27102024111756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CORRÊA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andrezacorrea8@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110357 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2114 "inscrito_id" => 10289 "titulo" => "O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO INSTIGADOR DA PSICOMOTRICIDADE E RELAÇÃO SOCIAL." "resumo" => "O professor de Educação Física desempenha um papel essencial no desenvolvimento psicomotor e social dos alunos. Ao integrar aspectos da educação física, psicomotricidade e interação social, o professor pode promover um crescimento integral dos estudantes. A psicomotricidade é central nesse processo, pois trabalha o aprimoramento das funções motoras e a estruturação do esquema corporal. Além disso, as interações sociais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano. O estudo foi realizado em uma escola particular com crianças do ensino fundamental, utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva. Durante o estágio, foram realizadas diversas atividades interativas, incluindo brincadeiras populares e jogos cooperativos, que estimularam não apenas a interação entre os alunos, mas também o desenvolvimento psicomotor. Os resultados evidenciaram a eficácia dessas atividades para promover habilidades motoras e sociais nas crianças. Em síntese, o estudo destaca a importância da abordagem lúdica e cooperativa na aula de Educação Física para o crescimento integral dos alunos. O professor atua como mediador dessas experiências, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças. As atividades realizadas não apenas promovem o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também contribuem para a formação de habilidades sociais e emocionais nas crianças, preparando-as para a vida em sociedade. Assim, o estudo reforça a relevância da atuação do professor de Educação Física como facilitador do desenvolvimento integral dos alunos, enfatizando a importância da interação social e do estímulo psicomotor no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10289_TB2114_27102024111756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CORRÊA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andrezacorrea8@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }