O professor de Educação Física desempenha um papel essencial no desenvolvimento psicomotor e social dos alunos. Ao integrar aspectos da educação física, psicomotricidade e interação social, o professor pode promover um crescimento integral dos estudantes. A psicomotricidade é central nesse processo, pois trabalha o aprimoramento das funções motoras e a estruturação do esquema corporal. Além disso, as interações sociais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano. O estudo foi realizado em uma escola particular com crianças do ensino fundamental, utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva. Durante o estágio, foram realizadas diversas atividades interativas, incluindo brincadeiras populares e jogos cooperativos, que estimularam não apenas a interação entre os alunos, mas também o desenvolvimento psicomotor. Os resultados evidenciaram a eficácia dessas atividades para promover habilidades motoras e sociais nas crianças. Em síntese, o estudo destaca a importância da abordagem lúdica e cooperativa na aula de Educação Física para o crescimento integral dos alunos. O professor atua como mediador dessas experiências, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças. As atividades realizadas não apenas promovem o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também contribuem para a formação de habilidades sociais e emocionais nas crianças, preparando-as para a vida em sociedade. Assim, o estudo reforça a relevância da atuação do professor de Educação Física como facilitador do desenvolvimento integral dos alunos, enfatizando a importância da interação social e do estímulo psicomotor no contexto escolar.