O presente artigo relata uma experiência vivenciada do cotidiano da prática docente durante o Estágio Supervisionado II, do Curso de Letras/Língua inglesa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, uma vez que aborda sobre a importância de se compreender as práticas de leitura e escrita no ensino de línguas por meio dos gêneros textuais. O referido estudo teve como objetivo investigar o uso dos gêneros textuais na formação leitora e escritora de estudantes do 7º A, ensino fundamental anos finais e propor estratégias pedagógicas que promovam a aplicação desses gêneros no cotidiano. Além disso, o trabalho caracteriza-se como pesquisa- ação, de natureza crítica, cujos dados foram aqui analisados numa perspectiva qualitativa e interpretativista. Para tanto, usou-se como metodologia observações diárias em sala de aula, oficinas, atividades de leitura e de escrita, como também trabalhos teóricos relacionados a temática em questão. Os resultados evidenciaram que o trabalho com os gêneros textuais no ensino de uma língua estrangeira amplia a consciência linguística do aprendiz, permitindo seu desenvolvimento e atuação social no contexto no qual ele se insere, já que se constitui de material autêntico, presente na vida social; também torna as aulas de língua inglesa mais dinâmicas e motiva os estudantes para a aprendizagem da leitura, escrita e fala, pois, facilita o processo de ensino ao dinamizar as práticas desenvolvidas na sala de aula, potencializando assim o protagonismo dos mesmos. Portanto, o uso dos gêneros textuais configura-se como estratégia fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante em relação à leitura e à escrita, como também permite que se torne agente, protagonista, cidadão crítico e participativo. Em suma, a prática em sala de aula é uma das possíveis estratégias para inovar no ensino de Língua Inglesa e promover a aproximação da língua ensinada com situações reais de uso, tornando o aprendizado mais significativo.