Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA GINÁSTICA GERAL NOS ANOS INICIAIS, EXPERIÊNCIA NO PIBID.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109029
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 526
    "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA GINÁSTICA GERAL NOS ANOS INICIAIS, EXPERIÊNCIA NO PIBID."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre a relevância do processo de ensino da unidade temática Ginástica no currículo escolar, bem como o processo de avaliação da aprendizagem. Essa experiência só foi possível devido a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a parceria entre Universidade Estadual de Londrina e a Rede Municipal de Educação. O processo de ensino foi desenvolvido em uma sequência de 6 aulas, com duas turmas do quinto ano do ensino fundamental nos anos iniciais. Foi um trabalho colaborativo entre a professora, supervisora de área, e o bolsista do PIBID, utilizando-se como pontos fulcrais, a formação integral do indivíduo, inclusão social por meio do movimento corporal, a busca da inquietação do aluno durante o processo de ensino, sem conceder respostas prontas, almejando assim, um cidadão crítico e reflexivo. Os referenciais teóricos adotados foram os estabelecidos no Projeto Político Pedagógico e o objetivo foi trazer a relação entre o processo de ensino e avaliação da aprendizagem. Outro ponto importante a ser discorrido no texto, é a imprescindibilidade da ginástica no contexto escolar, por trazer ao estudante um autoconceito, conscientização corporal, entre outras características. A utilização da avaliação, foi de priorizar o trabalho em grupo, a criatividade, levantamento e conclusão de hipóteses. Podemos afirmar que foi atingido os objetivos propostos observados por meio da avaliação do conteúdo. Conclui-se que com um processo didático-metodológico adequado, em que coloca o indivíduo como integrante do processo educacional, com uma apropriação ativa de conhecimentos e com o docente como mediador/construtor de conhecimentos, podemos ter uma Educação Física que transforma o sujeito e atua conforme os objetivo e finalidades escolares, na formação totalitária"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID526_TB240_17022024213239.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS HENRIQUE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Luis Henrique S"
    "autor_email" => "luisopm9@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109029
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 526
    "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA GINÁSTICA GERAL NOS ANOS INICIAIS, EXPERIÊNCIA NO PIBID."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre a relevância do processo de ensino da unidade temática Ginástica no currículo escolar, bem como o processo de avaliação da aprendizagem. Essa experiência só foi possível devido a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a parceria entre Universidade Estadual de Londrina e a Rede Municipal de Educação. O processo de ensino foi desenvolvido em uma sequência de 6 aulas, com duas turmas do quinto ano do ensino fundamental nos anos iniciais. Foi um trabalho colaborativo entre a professora, supervisora de área, e o bolsista do PIBID, utilizando-se como pontos fulcrais, a formação integral do indivíduo, inclusão social por meio do movimento corporal, a busca da inquietação do aluno durante o processo de ensino, sem conceder respostas prontas, almejando assim, um cidadão crítico e reflexivo. Os referenciais teóricos adotados foram os estabelecidos no Projeto Político Pedagógico e o objetivo foi trazer a relação entre o processo de ensino e avaliação da aprendizagem. Outro ponto importante a ser discorrido no texto, é a imprescindibilidade da ginástica no contexto escolar, por trazer ao estudante um autoconceito, conscientização corporal, entre outras características. A utilização da avaliação, foi de priorizar o trabalho em grupo, a criatividade, levantamento e conclusão de hipóteses. Podemos afirmar que foi atingido os objetivos propostos observados por meio da avaliação do conteúdo. Conclui-se que com um processo didático-metodológico adequado, em que coloca o indivíduo como integrante do processo educacional, com uma apropriação ativa de conhecimentos e com o docente como mediador/construtor de conhecimentos, podemos ter uma Educação Física que transforma o sujeito e atua conforme os objetivo e finalidades escolares, na formação totalitária"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID526_TB240_17022024213239.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS HENRIQUE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Luis Henrique S"
    "autor_email" => "luisopm9@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre a relevância do processo de ensino da unidade temática Ginástica no currículo escolar, bem como o processo de avaliação da aprendizagem. Essa experiência só foi possível devido a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a parceria entre Universidade Estadual de Londrina e a Rede Municipal de Educação. O processo de ensino foi desenvolvido em uma sequência de 6 aulas, com duas turmas do quinto ano do ensino fundamental nos anos iniciais. Foi um trabalho colaborativo entre a professora, supervisora de área, e o bolsista do PIBID, utilizando-se como pontos fulcrais, a formação integral do indivíduo, inclusão social por meio do movimento corporal, a busca da inquietação do aluno durante o processo de ensino, sem conceder respostas prontas, almejando assim, um cidadão crítico e reflexivo. Os referenciais teóricos adotados foram os estabelecidos no Projeto Político Pedagógico e o objetivo foi trazer a relação entre o processo de ensino e avaliação da aprendizagem. Outro ponto importante a ser discorrido no texto, é a imprescindibilidade da ginástica no contexto escolar, por trazer ao estudante um autoconceito, conscientização corporal, entre outras características. A utilização da avaliação, foi de priorizar o trabalho em grupo, a criatividade, levantamento e conclusão de hipóteses. Podemos afirmar que foi atingido os objetivos propostos observados por meio da avaliação do conteúdo. Conclui-se que com um processo didático-metodológico adequado, em que coloca o indivíduo como integrante do processo educacional, com uma apropriação ativa de conhecimentos e com o docente como mediador/construtor de conhecimentos, podemos ter uma Educação Física que transforma o sujeito e atua conforme os objetivo e finalidades escolares, na formação totalitária

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.