O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre a relevância do processo de ensino da unidade temática Ginástica no currículo escolar, bem como o processo de avaliação da aprendizagem. Essa experiência só foi possível devido a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a parceria entre Universidade Estadual de Londrina e a Rede Municipal de Educação. O processo de ensino foi desenvolvido em uma sequência de 6 aulas, com duas turmas do quinto ano do ensino fundamental nos anos iniciais. Foi um trabalho colaborativo entre a professora, supervisora de área, e o bolsista do PIBID, utilizando-se como pontos fulcrais, a formação integral do indivíduo, inclusão social por meio do movimento corporal, a busca da inquietação do aluno durante o processo de ensino, sem conceder respostas prontas, almejando assim, um cidadão crítico e reflexivo. Os referenciais teóricos adotados foram os estabelecidos no Projeto Político Pedagógico e o objetivo foi trazer a relação entre o processo de ensino e avaliação da aprendizagem. Outro ponto importante a ser discorrido no texto, é a imprescindibilidade da ginástica no contexto escolar, por trazer ao estudante um autoconceito, conscientização corporal, entre outras características. A utilização da avaliação, foi de priorizar o trabalho em grupo, a criatividade, levantamento e conclusão de hipóteses. Podemos afirmar que foi atingido os objetivos propostos observados por meio da avaliação do conteúdo. Conclui-se que com um processo didático-metodológico adequado, em que coloca o indivíduo como integrante do processo educacional, com uma apropriação ativa de conhecimentos e com o docente como mediador/construtor de conhecimentos, podemos ter uma Educação Física que transforma o sujeito e atua conforme os objetivo e finalidades escolares, na formação totalitária