RESUMO A formação docente exige uma reflexão cuidadosa, especialmente sobre a lacuna existente entre teoria e prática no processo formativo. Um exercício simples é refletir sobre estudos que frequentemente manifestam um distanciamento entre teoria e prática. Esse distanciamento reflete-se na formação de professores e na atuação docente, assim como nas lacunas existentes frente às necessidades contemporâneas que envolvem o processo formativo e o ensino e aprendizagem na atuação de professores. Pensar nas principais dificuldades que envolvem a formação docente é essencial para compreender os desafios e refletir sobre os pontos de discussão intimamente ligados à necessidade de repensar a formação de professores. Este estudo bibliográfico explora os principais pontos de reflexão na formação de professores, destacando a dissociação entre teoria e prática como um dos problemas enfrentados, bem como a necessidade de considerar a subjetividade na formação docente, ao reconhecer o professor como autor de seu próprio processo formativo. Nessa perspectiva, a professoralidade e a subjetividade docente precisam estar imersas no processo formativo, permitindo que o conhecimento se conecte de maneira significativa com os docentes, sejam eles iniciantes ou em formação continuada. Isso deve ocorrer em uma perspectiva que ultrapasse a reprodução passiva de informações e teorias, promovendo a construção de conhecimento pelo próprio docente. A literatura revela que o conhecimento atinge seu potencial transformador quando é internalizado e aplicado de maneira pessoal e significativa. Além disso, a formação docente deve integrar teoria e prática de forma mais coesa, reconhecendo o papel do professor como um sujeito autônomo e ativo na construção de seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal.